1º de Maio Anarquista – Memória e Rebeldia
1º de Maio Anarquista – Memória e Rebeldia
há 11 meses
GAIA (Grupo de Ação e intervenção Ambiental)
Rua da Regueira n40, Alfama, Lisboa
common.add_to_calendar
event.download_flyer

1º de Maio Anarquista – Memória e Rebeldia

Há 137 anos atrás, em Chicago, o movimento operário travava uma dura greve pela jornada de trabalho de 8 horas. Após um intenso conflito que ficou conhecida como a Revolta de Haymarket, estoura uma bomba que mata um polícia e fere outros sete. A polícia abre fogo, matando dezenas de operários em um conflito que também leva a vida de mais seis polícias. Decorrendo deste facto, oito anarquistas, lideranças sindicais revolucionárias, foram acusados de conspiração e fabricação de explosivos. O que se segue é um processo político onde o anarquismo e o movimento operário esteve no banco dos réus, e que resultou na condenação à morte de sete dos oito acusados. Estes ficaram conhecidos como os “Mártires de Chicago”, e os protestos denunciando este crime do Estado e do Capital correram todo o mundo, dando origem ao 1º de Maio, dia internacional de luta dos trabalhadores.

Dando eco às palavras de Spies, que na forca gritou "Chegará a hora que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que vocês estrangulam", o Coletivo Pró Organização Anarquista em Portugal convida todes para este ato de Memória em Rebeldia, para que lembremos as origens anarquistas e revolucionárias desta data hoje tão cooptada pelas forças da ordem. Do luto à luta, lembraremos a atualidade do 1º de Maio, inspirados por aqueles e aquelas que lutaram antes de nós entregando a sua vida pela liberdade.

Convidamos todes para juntarem-se a nós em um jantar solidário, onde acontecerá uma performance teatral de memória e a leitura do manifesto alusivo à data com uma análise da conjuntura atual feito pelo COPOAP. Haverá também convívio e distribuição de materiais anarquistas.

Viva os Mátires de Chicago! Em sua memória gritamos, Viva a Anarquia!

Será no dia 1º de Maio a partir das 19hrs, no Espaço Gaia, na rua da Regueira nº 40, Lisboa.