COIMBRAAA bora tentar uma coisa diferente este ano?
A 25 de Novembro assinala-se o Dia Pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A violência de género e suas ramificações refletem-se nas várias camadas da vida de todas as mulheres e corpos dissidentes.
Os sistemas opressores capitalista, patriarcal, colonial, racista - que estão na raíz de preversas formas de exclusão e "outrificação" - permeiam a sociedade e interagem entre si, criando experiências de marginalização muito violentas. Para este dia levamos uma mensagem: estamos conscientes das nuances, estamos atentas, somos solidárias e a nossa própria rede de apoio!
Queremos juntar num mesmo espaço reivindicativo, empoderador e emancipatório, as pessoas que sentem estas experiências de violência atravessarem os seus corpos diariamente, com as respostas a nível local, formais ou informais, que podem reagir prontamente e com a sensibilidade que cada situação requer.
São muitos anos a gritar, a fazer exigências, mas quem nos escuta?
Vamos concentrar-nos na praça 8 de maio, a partir das 17h do dia 25 de novembro, segunda-feira, para viver este espaço de partilha, cuidado, compreensão e apoio mútuo, mostrando que não dependemos de quem nos oprime (e beneficia disso) para garantir respostas para a opressão.
Pessoas individuais, grupos, comunidades: apareçam para partilhar as vossas histórias num espaço seguro de escuta atenta!
Associações, organizações, coletivos ativos a nível local, que focam a sua ação na colmatação das situações de violência: façam-se representar neste dia, vamos construir pontes perenes com quem precisa!
Homens-cis: venham escutar.