Ao encontro de uma nova geração de promissores escritores moçambicanos
Ao encontro de uma nova geração de promissores escritores moçambicanos
há 4 meses
common.add_to_calendar
event.download_flyer

18 de junho de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Este encontro propõe-se dar a conhecer uma jovem geração moçambicana de escritores, tendo convidado a estarem connosco alguns dos seus representantes. A obra destes autores revela como no seu conjunto, a literatura moçambicana continua a reinventar-se e em transformação, sendo eco dos problemas do mundo presente vividos por uma nova geração de promissores escritores. A literatura infantil, o lugar das crónicas são alguns dos temas que serão tratados em dois encontros.

Neste segundo encontro a conversa será com Lucílio Manjate (escritor e professor de literatura moçambicana) e Jessemusse Cacinda (escritor e doutorandos em Pós-colonialismos e Cidadania Global).

Durante o encontro será apresentada a obra Kwashala Blues, de Jessemusse Cacinda.

Moderação de Maria Paula Meneses (CES)


Notas biográficas

Lucílio Manjate (Moçambique) é doutorando em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas pela Universidade Pedagógica de Maputo. É também docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais  da Universidade Eduardo Mondlane. Foi vencedor da primeira edição do Prémio Literário  Eduardo Costley-White, da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, em 2017, com o romance Rabhia.

Jessemusse Cacinda (Moçambique), é jornalista, filósofo e escritor moçambicano. É mestre em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane e Pós-Graduação em Gestão de Projectos pelo Instituto Superior de Gestão, Administração e Educação, ambos em Maputo. É também co-fundador da editora de livros Ethale Publishing. O seu livro de estreia em prosa narrativa Kwashala Blues (Ethale) foi considerada pelo académico moçambicano Lourenço do Rosário "uma obra de grande profundidade e reflexão sobre as incidências da vida".

 

Atividade no âmbito do programa de doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global e do projeto EDU-AM  Pedagogias Revolucionárias? História dos projetos de educação em Angola e Moçambique (1960-1980) [financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.,  (2022.01785.PTDC)]

Ao encontro de uma nova geração de promissores escritores moçambicanos (uc.pt)