As pequenas margaridas + Exploda minha cidade / ciclo ยซComรฉdia e anarquia no cinema europeu
As pequenas margaridas + Exploda minha cidade / ciclo ยซComรฉdia e anarquia no cinema europeu
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Casa da Achada - Centro Mรกrio Dionรญsio
Rua da Achada 11, R/C, 1100-004 Lisboa, Portugal
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๐˜ผ๐™จ ๐™ฅ๐™š๐™ฆ๐™ช๐™š๐™ฃ๐™–๐™จ ๐™ข๐™–๐™ง๐™œ๐™–๐™ง๐™ž๐™™๐™–๐™จ
de Vฤ›ra Chytilovรก
1966 (76')
+
๐™€๐™ญ๐™ฅ๐™ก๐™ค๐™™๐™– ๐™ข๐™ž๐™ฃ๐™๐™– ๐™˜๐™ž๐™™๐™–๐™™๐™š
de Chantal Akerman
1968 (13โ€™)

Apresenta: Ana Mariz, realizadora e directora de fotografia

//Segundas-feiras ร s 21h30 na Casa da Achada, cinema e debate com entrada gratuita.

C๐ขc๐ฅo ยซ๐‚O๐Œร‰๐ƒI๐€ ๐„ ๐€N๐€R๐U๐ˆA N๐Ž ๐‚I๐E๐ŒA E๐”R๐ŽP๐„Uยป

A Casa da Achada apresenta o ciclo ยซComรฉdia e anarquia no cinema europeuยป, um ciclo proposto e programado por Narciso Miranda. Um ciclo onde se aborda o ยซanรกrquicoยป em diferentes sentidos da palavra, com filmes em que o riso e o cรณmico surgem como elementos de subversรฃo da ordem social e, ao mesmo tempo, onde se pode encontrar tambรฉm uma ยซanarquia da imaginaรงรฃoยป capaz de subverter o prรณprio cinema e as suas formas. Um ciclo com รชnfase no cinema surrealista e nas novas vagas modernistas dos anos 60 e 70.

Esta sequela pretende dar continuidade ao ciclo ยซComรฉdia e Anarquia no Cinema Americanoยป, programado na Casa da Achada em Setembro de 2023. Partindo das premissas conceptuais que fundaram esse primeiro ciclo, e que se prendiam com a dimensรฃo ยซpolรญticaยป e potencialmente ยซideolรณgicaยป do riso e da comรฉdia, sobretudo na sua relaรงรฃo com a dupla valรชncia do termo ยซanarquiaยป (no sentido polรญtico ou simplesmente como sinรณnimo de ยซcaos e desordemยป), propรตe-se agora neste ciclo procurar a sua aplicaรงรฃo no cinema europeu e nas suas particularidades estรฉticas, formais e linguรญsticas, em muito distintas do cinema americano โ€“ e isto por mais que de um a outro nรฃo tenham cessado os efeitos de contรกgio, as citaรงรตes, as referรชncias, as inspiraรงรตes (por exemplo, e de forma muito evidente, na Nouvelle Vague francesa).

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Prรณximos filmes do ciclo:

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๐™ˆ๐™ช๐™ก๐™๐™š๐™ง๐™š๐™จ, ๐™ข๐™ช๐™ก๐™๐™š๐™ง๐™š๐™จ
de Paul Vecchiali
1974 (116โ€™)

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๐™Š๐™จ ๐™–๐™ฃ๐™คฬƒ๐™š๐™จ ๐™ฉ๐™–๐™ข๐™—๐™šฬ๐™ข ๐™˜๐™ค๐™ข๐™š๐™˜ฬง๐™–๐™ง๐™–๐™ข ๐™ฅ๐™š๐™ฆ๐™ช๐™š๐™ฃ๐™ค๐™จ
de Werner Herzog
1970 (96โ€™)

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๐™‰๐™–ฬƒ๐™ค ๐™ฉ๐™ค๐™ฆ๐™ช๐™š๐™จ ๐™ฃ๐™– ๐™ข๐™ช๐™ก๐™๐™š๐™ง ๐™—๐™ง๐™–๐™ฃ๐™˜๐™–
de Marco Ferreri
1974 (108โ€™)
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