Ato/Manifestação #CRIANÇANÃOÉMÃE
Ato/Manifestação #CRIANÇANÃOÉMÃE
23 days ago
Rossio
Rossio, Lisboa

O Baque Mulher Lisboa, com apoio do Núcleo PT Lisboa (Partido dos Trabalhadores), Coletivo Andorinha e Casa do Brasil de Lisboa, convida todas, todos e todes, para a Ato/Manifestação #CRIANÇANÃOÉMÃE.

Nas últimas semanas, fomos ameaçadas pela avanço do Projeto de Lei (PL) 1904/2024, que equipara o aborto ao crime de homicídio e prevê pena de 20 anos a quem realizar o procedimento a partir da 22ª semana de gestação. O texto foi votado em regime de urgência (dispositivo que elimina o trâmite do projeto nas Comissões temáticas do Congresso Nacional) e, em exatos 25 segundos, a vida de milhões de mulheres brasileiras foi colocada em risco!

O Baque Mulher é um movimento de resistência e empoderamento feminino, criado e dirigido pela Mestra Joana Cavalcante, e se posiciona em luta contra toda e qualquer forma de opressão! Em Lisboa, nos unimos às nossas irmãs brasileiras contra o PL, por entendermos ser um instrumento perverso da extrema-direita para criminalizar a mulher vítima de violência sexual, em especial, mulheres periféricas e crianças!

Hoje, no Brasil, 6 a cada 10 vítimas de estupro são meninas menores de 13 anos. São crianças que, para além da dor e infância interrompida, precisam ainda lidar com uma gestação precoce - outra violência imposta. Enfrentam o descaso das forças de segurança e tem seus direitos negados pelas instituições de saúde e hospitais - mais uma vez, violentadas pelo Poder Público. Um retrato doloroso de um país que, ao invés de acolher, perpetua o ciclo de violência!

Por isso, lutamos em defesa da VIDA DAS MULHERES E DAS MENINAS! Nossos corpos não são territórios para o Estado legislar. Nossas crianças precisam de proteção, educação sexual e afeto; precisam dos nossos olhos atentos, de políticas públicas que salvaguardem a infância. 

É imperativo que defendamos os direitos das mulheres e crianças, um dos primeiros a serem colocados em cheque quando o retrocesso, travestido de dogma e discursos hipócritas em defesa da família, pautam o debate político para conquista de poder. 

Junte-se a nós! Venha fazer ecoar nossa indignação e fortalecer a luta das mulheres no Brasil!

Quando: Sexta-feira, 21/06
Onde: Praça do Rossio, às 19h.