Cada um.a c'o seu Tijolo
🛑 Atenção: A oficina que estava planeada para este dia foi cancelada, por motivos de força maior.
🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱
O restante programa deste encontro mantém-se!
> Abrimos portas às 15h
Podemos falar do tijolo como elemento simbólico e basilar da construção, aliás foi esse o mote de In Comparison o filme de Harun Farocki, que observa e coloca lado a lado o fabrico de tijolos em diferentes lugares do mundo, sem comentário directo, para além da montagem. Faz nos pensar e questionar sobre as culturas, as práticas, a comunidade e interconexões.
A partir daqui surgiu a ideia deste encontro, em torno de práticas coletivas de autoconstrução e eco construção.
Podemos fazer as nossas casas? Construir de maneira solidária? Recuperar colectivamente edifícios para viver? Decidir sobre os materiais que usamos? Ter sistemas técnicos (energia, água) de suporte à habitação mais ecológicos e autónomos? Que experiências e conhecimentos possuímos e como partilhá-los na prática? Que barreiras legais, políticas e económicas existem e como vamos ultrapassá-las?
Na conversa vão estar presentes cooperativas de habitação e cooperativas integrais, projetos comunitários de reabilitação e eco-construção, associacões e coletivos, bairros autoconstruídos, profissionais de construção e autodidatas, pessoas arquitectas e engenheiras e estudantes, para partilhar saberes, experiências e visões para o futuro.
Entre a espada das demolições, dos despejos, da precariedade habitacional, e a parede do sector imobiliário como mercado de luxo, rendas moderadas situadas nos 2300 euros, e o impacto ecológico, económico e social da indústria da construção, a Solicoop e a Mula convidam vários coletivos e pessoas para nos falarem das suas experiências e lógicas da autoconstrução e para debatermos como nos podemos apoiar mutuamente para defender este direito a habitar.
Sáb 24Jan
15h-00h
Entrada Livre
Jantar por donativo
🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱🧱