Cine.Gralha | “A Nos Corps Défendants”
Cine.Gralha | “A Nos Corps Défendants”
9 days ago
CSA A Gralha
Braamcamp, 74, Bonfim, Porto

O Cine.Gralha arranca este ano “A Nos Corps Défendants”, de IanB (membro do colectivo Désarmons-les), que endereça as intersecções entre violência de Estado e racismo sistémico.

Sinopse: ““A Nos Corps Défendants” (França, 2019, 90’) não conta uma história. Pretende ser uma abordagem sensível e radical à violência psicológica e física infligida pela polícia nos bairros populares. As histórias passam-se em França nos últimos vinte anos e são relatadas na primeira pessoa, não por nenhum sociólogo, historiador, jornalista ou narrador. Mostra apenas as palavras de quem gostaríamos de ver silenciades: Wassil Kraiker e os seus pais Zohra e Abdelaziz, os jovens de Argenteuil, Amine Mansouri e o seu pai Moustapha, Ali Alexis e a sua esposa, Ramata Dieng e Farid El Yamni… Aborda a questão da dominação, ou seja, como o Estado trata os corpos estrangeiros para melhor controlar. É sobre racismo, tortura e uma luta vital pela verdade. Es protagonistas deste documentário não escolheram tornar-se visíveis, mas a violência sistémica tornou-es combatentes contra a sua vontade.”

A projecção inclui legendas em português e será seguida de uma roda de conversa. Haverá sopa, folhadinhos de queijo e bebidas quentes. A entrada é livre. Vem e junta-te também!