Há Cine.Gralha | “Cuidar entre tierras. ¿Quién sostiene la vida cuando las mujeres migran?” (2020, 49’, CooperAcció e La Directa), um documentário que aborda os meandros das cadeias de cuidados na economia capitalista, os seus impactos nas vidas, redes e comunidades das mulheres migrantes, assim como a continuidade das relações coloniais e extractivistas entre os países do Norte e do Sul globais.
Sinopse: “María trabalha como empregada doméstica a tempo inteiro, cuidando de um idoso em Tarragona, com o objectivo de cuidar o seu pai que se encontra no outro lado do Atlântico. Lucelly cuida – desde o 'bom dia' até ao beijo de 'boa noite' – da filha de uma família da cidade enquanto a dela cresce no campo. Luz Miriam faz um esforço extra para continuar a lutar pela defesa do rio Magdalena agora que, deslocada do território onde pescava, subsiste como empregada doméstica. São três das dezenas de milhares de mulheres que encarnam uma 'fuga de cuidados' da América Latina para a Europa e do campo para as cidades. Três das muitas mulheres que se tornaram migrantes e deslocadas, trabalhando como cuidadoras longe de casa, enquanto outras mulheres preenchem o vazio quotidiano para sustentar a vida nos seus territórios de origem. Como analisa Camila Esguerra, investigadora colombiana, “o suposto desenvolvimento dos países do Norte global ocorreu à custa da exploração das suas mulheres e da super-exploração das mulheres migrantes”.
CUIDAR ENTRE TIERRAS centra-se nas cadeias de cuidado, um fenómeno transnacional e urbanizado que materializa a continuidade das relações coloniais no corpo das mulheres do Sul global.”
A projecção inclui legendas em espanhol e será seguida de uma roda de conversa.
Haverá sopa, folhados de vegetais e bebidas quentes.
A entrada é livre. Vem e junta-te também!