Concentração e Assembleia: tempestades, cheias, solidariedade e ação
🌪️Uma sequência de tempestades devastaram o país inteiro. Do Sul ao Norte, do interior à costa, centenas de milhares de pessoas foram afetadas, dezenas de milhares de casas danificadas, dezenas de concelhos em situação de calamidade.
🤡O governo continua a subestimar os impactos e continua a ignorar as causas desta destruição.
🤝Entretanto, as populações locais organizaram-se e milhares de voluntários chegaram pelo país inteiro em solidariedade.
📣 Convocamos esta *concentração popular para fazermos em conjunto um ponto de situação das zonas afetadas e para partilharmos os planos de apoio* (idas, recolhas de bens, necessidades). Podemos também auto-organizar mais idas aos locais que apelam a apoio voluntário.
Ao mesmo tempo, com a chuva forte a acabar, devemos reconhecer o risco de a situação deixar de ser "de moda" na comunicação e então esquecida ou normalizada. *Temos de insistir que se mantém no debate público as causas de raiz desta devastação e explorar o que podemos fazer para que isto não volta a acontecer da mesma intensidade e não voltar a impactar da mesma forma.*
Ninguém larga a mão de ninguém na luta para travar a crise climática.
Junta-te a nós no dia 18 de fevereiro, quarta-feira, às 18h30, no Largo de Camões (Baixa-Chiado), em Lisboa.
PS: Algumas pessoas perguntam-nos porque organizamos isto durante a semana. A razão é que durante o fim-de-semana muitas pessoas viajam para as zonas afectadas para levar materiais ou para ajudar com os trabalhos.