Conferências de Carlos Taibo em Faro, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, dia 20 de setembro, às 21 horas; em Portimão, no Clube União, dia 21 de setembro , às 21 horas e em São Luís (Odemira), no Espaço Nativa, dia 22 de setembro, às 17 horas

Neste mundo em mudança, cada vez a perplexidade é maior. As desigualdades sociais, as alterações climáticas, as diferenças entre um litoral superpovoado e um interior desertificado, um norte próspero e um sul cada vez mais miserável, obrigando milhões de seres humanos a migrarem, sem o mínimo de condições, para uma Europa imaginada, com o Mediterrâneo transformado num autêntico cemitério, não param de se agravar.

Tudo isto, em conjunto com a delapidação irreversível dos recursos naturais, torna inevitável o Colapso. Social. Ambiental. Civilizacional.

Carlos Taibo foi durante mais de 30 anos professor de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madrid e é autor de cerca de uma centena de livros, com uma temática diversificada. Conhece em detalhe a situação em que hoje sobrevivemos e antecipa perigos – como o ecofascimo, e soluções – como a necessidade de olhar com outros olhos para o sempre reafirmado crescimento económico ou para a necessidade de descentralizar e descomplexizar as relações da vida em sociedade.

Falante de galego, é um exímio cultivador da língua portuguesa e as suas conferências em toda a Península Ibérica, seja em universidades ou em coletividades populares ou sindicatos, são seguidas por milhares de pessoas.

Nos últimos anos saíram vários livros seus em Portugal, destacando-se “Colapso: capitalismo terminal, transição ecossocial, ecofascismo”, Letra Livre/Jornal Mapa, 2019 (já esgotado) e “Ibéria Esvaziada – Despovoamento, Decrescimento, Colapso”, Letra Livre, 2022.

Carlos Taibo vai estar no Algarve nos próximos dias 20 de setembro (Faro), 21 (Portimão) e Alentejo Litoral, 22 (São Luís) para abordar estes temas em conferências abertas a todos e a que se seguirá um período de debate, com o apoio de vários coletivos locais e de instituições como a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, o Clube União, em Portimão, o Espaço Nativa (sede da Regenerativa Cooperativa Integral), em São Luís, ou o jornal MAPA. A organização é do Comité Custódio Losa, da Tertúlia José Buísel, da Regenerativa Cooperativa Integral e do jornal MAPA.

Esperamos-te numa das sessões. Entrada livre em todas elas.

Conferência de Carlos Taibo em Portimão
há 7 meses
common.add_to_calendar