Conferência de Imprensa sobre a Ocupa de Coimbra
Conferência de Imprensa sobre a Ocupa de Coimbra
3 months ago
Associação Académica de Coimbra
Rua Padre António Vieira Nº1, Coimbra

No dia 25 de Abril de 2023, em Coimbra, realizou-se uma ocupação simbólica do antigo edifício dos Serviços Médicos da Universidade de Coimbra, em frente às Escadas Monumentais. No decorrer desta ação, passaram e participaram cerca de 100 pessoas, muitas delas estudantes da Universidade de Coimbra. Desta ação simbólica resultou uma assembleia popular dentro do edifício onde se partilharam várias queixas, vivências e urgências.

Esta iniciativa não foi bem vista pela Reitoria da Universidade, que, na madrugada, deu ordem para que as autoridades retirassem os participantes do local. Pelo menos 29 pessoas foram identificadas e atravessam agora um processo judicial, na sequência de uma queixa-crime efetivada pela Reitoria da Universidade de Coimbra. Salientamos que a Reitoria não tentou em nenhum momento contactar as pessoas envolvidas, nem se mostrou aberta para escutar as suas reivindicações.

Convidamos todas as pessoas interessadas para uma Conferência de Imprensa a realizar no dia 16 de novembro pelas 18 horas no CITAC, na sala situada no edifício da Associação Académica de Coimbra (Rua Padre António Vieira Nº1). O objetivo desta Conferência é expor as dificuldades que os estudantes e a comunidade de Coimbra passam para ter acesso à habitação. Iremos divulgar também mais informações sobre a ação autoritária a que estamos a ser submetidos e as atualizações do nosso caso. Nesta Conferência, vamos reunir não só as pessoas desta iniciativa como outras que, tal como nós, sofrem na pele a crise da habitação.

A Conferência será transmitida online no Instagram do GOSCO.

Junta-te a nós.