Conferência “Nós, mulheres que usamos drogas, Existimos”
Conferência “Nós, mulheres que usamos drogas, Existimos”
4 months ago
ICS-ULisboa
Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA

No dia 25 de novembro assinala-se o Dia da Eliminação da Violência de Género. Nesta data inicia-se também a campanha internacional, lançada pelas Nações Unidas, Campanha Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que marca o início de 16 dias de ação que se estendem até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

A Rede Internacional de Mulheres e Redução de Riscos (WHRIN) em parceria com a Rede Europeia de Pessoas que Usam Drogas (EuroNPUD), incentivam as organizações da sociedade civil, academia e instituições em todo o mundo a colaborar e organizar ações que destaquem a necessidade de acabar com a violência contra as mulheres, mais particularmente, com enfoque em mulheres que sobrevivem a múltiplas vulnerabilidades, entre estas, mulheres que usam drogas, com o objetivo de contribuir para a melhoria de políticas públicas com enfoque no feminismo interseccional, na redução de riscos e minimização de danos, seguindo a perspetiva universal dos direitos humanos.

Para saber mais sobre a campanha, pode consultar este site.

Neste sentido, para assinalar a campanha internacional, o GAT irá realizar a Conferência “Nós, mulheres que usamos drogas, Existimos” no dia 13 de dezembro entre as 9h30 e 18h00 no Auditório Seda Nunes, no Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa). Visa-se que a presente ação seja um evento científico e político, reunindo diferentes vozes, experiências e conhecimentos que permitam refletir sobre as vivências, sobrevivências e lutas das mulheres que usam drogas e co-construir soluções que permitam dar respostas às necessidades e especificidades desta comunidade (programa provisório em anexo). Visa-se ainda refletir sobre o silêncio das políticas públicas, escassez de financiamentos, estruturas e serviços dirigidos às mulheres que usam drogas em Portugal.  

A participação no evento é gratuita, sendo necessária a realização de inscrição prévia neste link.