com DIANA ANSELMO, DIANA NIEPCE, MARC BREW, MICKAELLA DANTAS
A deficiência é percecionada quando em confronto com uma ideia de normalidade? Por que é o corpo fora da norma considerado vítima? Ou porque se exige a esse corpo que ocupe o lugar de guerreiro? Uma mesa-redonda junta a performer italiana Diana Anselmo, a bailarina e coreógrafa Diana Niepce, o coreógrafo inglês Marc Brew e a bailarina brasileira Mickaella Dantas, para refletirem trajetórias, perspetivas e experiências de violência exercida sobre o corpo fora da norma, problematizando as práticas de exclusão social e pensando as boas práticas de inclusão e o trabalho de criação de artistas com deficiência.
Diana Anselmo é ativista de anti-capacitismo e do feminismo interseccional trans-queer, vice-presidente e co-fundadora da Al.Di.Qua.Artists (ALternative DIsability QUAlities Artists) e membro mais jovem do Conselho Consultivo Cultural do British Council.
Diana Niepce é coreógrafa, bailarina, investigadora, escritora, e ativista crip conhecida por expandir, nos seus projetos, os limites do corpo, do movimento e da própria dança.
Marc Brew é atualmente diretor artístico da Marc Brew Company e diretor artístico associado do Ballet Cymru e foi diretor artístico da AXIS Dance Company entre 2017 e 2021.
Mickaella Dantas trabalha entre a dança e o circo contemporâneo. Colaborou com Candoco Dance Company, Dançando com a Diferença, Yasmeen Godder, Jérôme Bel, Jeanine Durning e Abigail Yager. Colabora com o Instituto Nacional de Artes do Circo, Acesso Cultura, e com as coreógrafas Sara Anjo e Clara Andermatt.
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h
*mediante inscrição
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa