Desobedoc Viseu 2022 - Entrada Gratuita
Desobedoc Viseu 2022 - Entrada Gratuita
há 1 ano
Viseu
Centro histórico Viseu
common.add_to_calendar
event.download_flyer

DESOBEDOC VISEU 2022
25, 26 E 27 DE NOVEMBRO

»» 25 de Novembro (sexta) ««

22h00 - Cervejaria Santo Graal - Parceria com a Associação Fora de Rebanho
(Rua das Ameias, n.º 18-26)

:: WHITE RIOT (filme)
Rubika Shah | 2019 | Reino Unido | 80 minutos

“White Riot” percorre todo o projeto Rock Against Racism (RAR), criado em 1976 como resposta ao avanço violento da extrema-direita em Inglaterra e como proposta de intervenção anti-racista através da música, da energia do movimento punk e da irreverência do reggae.
O filme recorre a imagens de arquivo do movimento e a entrevistas a Red Saunders, Roger Huddle, Kate Webb, The Clash, Steel Pulse, Tom Robinson, Poly Styrene, Sham69, Alien Kulture, entre outros, que enfrentaram o ambiente hostil da Frente Nacional em finais da década de setenta, com uma resposta coletiva de músicos e ativistas que resistiu à onda de xenofobia e racismo que atravessa o país, culminando na célebre marcha e concerto que juntou muitos milhares de pessoas em 30 de abril de 1978, em Victoria Park, Londres.

https://www.youtube.com/watch?v=Fj9WXw_W1dc...

:: DIMMER FUTURE (Concerto)
Adriano - Bass | Girø Punx - Drums | Jimmy - Vox | Óscar - Guitar | Possessus - Guitar

Dimmer Future são uma banda punk do Porto e apresentam-se como um grupo que toca alto e para fazer acontecer coisas. Dizem-se entre a frieza melancólica do punk escandinavo e a agressão vocal crua e não filtrada do Hardcore dos EUA.
“This is a warning, this is a picture of the future, a boot stomping on a human face forever.”

https://www.instagram.com/dimmer.future/

:: DOKUGA (Concerto)
Kisto - Voz | Miguel Banzai - Guitarra | Óscar - Baixo | Girø - Bateria

Dokuga são uma banda com origem em 2006 no Porto, e que mantêm a mesma formação desde então. Assumem como Punk Rock D-Beat, a “praticar o hedonismo e a ser do contra”. Contam com inúmeros concertos em Portugal, Inglaterra, Alemanha, República Checa, França e Espanha. Já lançaram uma demo, vários splits, um LP, entraram em várias compilações e dizem que “estão aqui para meter nojo durante muito tempo”.

www.facebook.com/dokugapunx/ | www.instagram.com/dokugapunx/

:: REMEMBER & SHUFFLE (Seleção Musical)
Pedro Pereira | Ricardo Sequeira

Com Remember & Shuffle nos comandos analógicos próprios dos anos 50, 60, 70 e 80, não faltarão boas recordações sonoras, do Swing ao Rockabilly, passando pelo Blues, Funky, Disco, World Music ou Avant-Garde, esta dupla da cultura sonora, não deixará ninguém indiferente na pista de dança. Nesta atuação abraçam o desafio de ligar todo o seu reportório ao ambiente do rock, do cinema e da intervenção para que a festa do Desobedoc continue!

https://www.facebook.com/rememberandshuffle

:: FORA DE REBANHO (Parceiro de Programação)

Fundada em Janeiro de 2013 e com início de actividades em Março de 2013. Desde cedo a Fora De Rebanho trouxe a Viseu a irreverência que a cidade precisava na sua Cultura. Com mais de 100 eventos realizados em várias vertentes culturais (concertos, música, parcerias, debates, cinema, etc) e cerca de 250 sócios angariados, a FDR-AC cimentou o seu estatuto na cidade através do seu esforço DIY, ligado a um conhecimento profundo da música alternativa local, nacional e internacional, que transformou esta Associação numa das referências culturais nacionais.

www.facebook.com/foraderebanho/

»» 26 de Novembro (sábado) ««

15H - CAOS - Casa de Artes e Ofícios
(Lardo de São Teotónio, n.º 30)

:: O TEU NOME É (filme)
Paulo Patrício | 2020 | Portugal | 25 minutos

Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Junior, transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de catorze adolescentes no Porto, em 2006; com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso; e abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género.

https://www.youtube.com/watch?v=mgtcbZzBLL8

:: NOVÍSSIMAS CARTAS PORTUGUESAS (filme)
Coletivo | 2022 | Portugal | 45 minutos

O julgamento das 3 Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro, o documentário Novíssimas Cartas Portuguesas celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.

https://www.olharesdomediterraneo.org/novissimas-cartas.../

15h-19h - FEIRINHA INSUBMISSA (CAOS)

20H - SEDE
(Rua das Ameias, n.º 6, 1.º andar)

Jantar-Convívio

Porque longas horas de cultura precisam sempre de momentos de convívio. Junta-te a nós neste convívio acompanhado com comida confecionada pela Manuela Antunes (VeganNé).

Inscrições: https://bit.ly/jantveget

22H - EM DIREITA
(Rua Direita, n.º 150)

:: O IMIGRANTE (Filme Musicado ao vivo por Ricardo Carvalho)
Charlie Chaplin | 1917 | EUA | 30 minutos

O filme mostra-nos Charlot num barco de emigrantes (uma situação que Chaplin viveu na vida real) e a sua chegada a Nova Iorque, onde vive sem um tostão, como em tantos dos seus filmes. Uma das obras-primas absolutas de Chaplin, misto de desencanto e ironia. (texto da Cinemateca Portuguesa)

Ricardo Carvalho nasceu em Sintra e cresceu em Viseu tendo passado por Buenos Aires e Porto. Multi-instrumentista, passou muitos anos a tocar em projetos de terceiros, tendo nos últimos anos começado a compor a sua própria música estando prestes a lançar o seu primeiro álbum.

https://www.instagram.com/ricardoddcarvalho/

:: Bartolo (DJSet)

»» 27 de novembro (domingo) ««

16H - CAOS
(Lardo de São Teotónio, n.º 30)

:: JOSEP (filme)
Aurel | 2020 | França | 80 minutos

Fevereiro de 1939. Diante da enxurrada de republicanos fugidos da ditadura de Franco, o governo francês decide colocá-los em campos de concentração. Dois homens separados por arame farpado ficarão amigos. Um é polícia, o outro é cartoonista. De Barcelona a Nova Iorque, a verdadeira história de Josep Bartolí, combatente anti-Franco e artista excepcional.

https://www.youtube.com/watch?v=bS9apnbe9Eg...

15h-18h - FEIRINHA INSUBMISSA

--

Evento organizado pelo Bloco de Esquerda de Viseu, Coletivo Sementeira Viseu, Cultra e Rede Transform com os apoios e parcerias da Fora de Rebanho, CAOS e EmDireita.

0 1