🎯Esta Quarta-feira, dia 20 de Novembro, juntamo-nos às Vigílias pela Palestina e centramo-nos no luto Trans e nas suas vozes, marcando o Dia Internacional da Memória Trans. Estaremos a partir das 18h na Praça José Fontana com microfone aberto (transcentrado), comida, expressao musical e artistica e num momento de acolhimento e cuidado comunitário.
🕯A 20 de Novembro de cada ano, celebra-se o dia da Memória Trans, que foi criado para simbolizar memorializar as vítimas de transfobia, num mundo onde a violência cresce cada vez mais e todos os dias, contra a Comunidade Trans.
O TDoR, Transgender day of Remembrance foi criado em 1999, ha 25 anos, em homenagem a Rita Hester,assassinada em 1998, e pela necessidade que os nomes das pessoas trans, tantas vezes além de esquecidos, ignorados e profanados, sejam lembrados, na sua autodeterminaçao e poder. Uma vigilia que todos os anos se repete. Um momento de luto transcentrado, de memoria e comunidade.
Este ano o Trans Murder Monitoring project registou um dos números mais elevados de mortes desde o seu início, em 2008. Foram reportadas as mortes de 350 pessoas trans e de género diverso desde o update de 2023. A maioria das vitimas eram mulheres trans racializadas e trabalhadories de sexo e 70% dos assassinatos foram na América Latina e Caribe. A transfobia opera e é coamplificada pelos eixos do racismo, transmisogenia, xenofobia e putofobia.
👉Junta-te enquanto pessoa trans ou companheire de luta e permite-te fazer o luto e honrar memória em comunidade e cuidado.
#transgenderlife #TransgenderCommunity #transisbeautiful #trangenderdayofremembrance #lgbtportugal #OpusDiversidades #transmutarredeactivista #IDENTIDADE #RESPEITO #direiroaExistir #Inclusao #sociedade #educadores #empregadores #SER #EMPATIA #portugalmaisigual #discriminacaoÉcrime