Dia de Luta Anti-Racista
Dia de Luta Anti-Racista
10 months ago

Vê o cartaz

10 de Junho - Dia de luta anti-racista.

No próximo dia 10 de Junho irá realizar-se uma acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal. A acção terá lugar em Lisboa, na Rua Garrett, n.º 19, às 11h e seguirá em desfile até à Praça Luís de Camões, onde terminará esta acção.

Neste dia, iremos relembrar Alcindo Monteiro – que foi brutalmente assassinado –, mas também todos os que no dia 10 de Junho de 1995 foram agredidos por um grupo de nazifascistas, assim como recordar outras vítimas mortais do racismo e xenofobia, nomeadamente Bruno Candé, Giovani Rodrigues, Wilson Neto, Ihor Homeniuk, António Pereira (Xuati), Elson Sanches (Kuku), Musso. O racismo e a xenofobia, sendo uma das expressões intrínsecas à natureza do capitalismo, é usado como arma de dominação, opressão e violência sistemática em diversos contextos sociais.

Os baixos salários, o aumento do custo de vida, os problemas no acesso à habitação, a precariedade no trabalho, o desinvestimento nos Serviços Públicos, em particular na Saúde, na Educação, nos Transportes Públicos que afetam a generalidade da população portuguesa, tem um maior impacto junto de pessoas negras, ciganas, imigrantes e refugiadas, pois aos problemas identificados, somam-se acções de discriminação e exclusão em confronto com valores e princípios democráticos e com a própria Constituição da República Portuguesa.

Neste dia, exigimos os nossos direitos, reafirmamos que todas as pessoas devem ter o direito a uma vida digna. Impõe-se cumprir os direitos inscritos na nossa Constituição.

A luta contra as ideias e práticas racistas e xenófobas, onde quer que se manifestem, é uma luta das pessoas que enfrentam as consequências da discriminação racial, da xenofobia e do apartheid, mas ela é também uma luta de todos os que, em Portugal e no mundo, pugnam por uma sociedade mais evoluída, mais justa, mais solidária, contra as injustiças, discriminações, desigualdades e contra a guerra. A instigação e agravamento das guerras só conduzem à perda de mais vidas humanas, a maior sofrimento e destruição e em nada contribuem para um caminho de solidariedade e paz entre os povos.

Acreditamos que todas e quaisquer mudanças virão da construção coletiva, da nossa organização para a elevação da consciência social e política e da luta contra todas as expressões de racismo e xenofobia e formas de exploração.
Assim, convidamos todos a participarem nesta acção, e pela sua acção e intervenção a juntarem-se a esta luta tão urgente quanto necessária.
Neste sentido reforçamos:
O Cumprimento da Constituição da República Portuguesa.
25 de Abril Sempre! Racismo e fascismo nunca mais!
Acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal.
Dia 10 de Junho! Dia de luta anti-racista!

https://www.instagram.com/p/Cso_OKgskWd/