No próximo dia 10 de Junho, realizar-se-á uma ação de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal.
O evento começará às 11h na Rua Garrett, n.º 19, em Lisboa, e seguirá em desfile até ao Largo do Carmo, onde terminará. Neste dia, lembramos Alcindo Monteiro, brutalmente assassinado por um grupo neonazi e racista, e exigimos justiça para todas as vítimas de violência racista em Portugal.
Responsabilizamos as forças políticas reacionárias, os capitalistas que as financiam e os meios de comunicação social que promovem discursos racistas e xenófobos, alimentando o ódio no quotidiano.
Os problemas sociais, como baixos salários, aumento do custo de vida, dificuldades no acesso à habitação, precariedade no trabalho e desinvestimento nos serviços públicos, afetam especialmente as pessoas negras, ciganas, imigrantes e refugiadas, somando-se à discriminação e exclusão que enfrentam, em contradição com os valores democráticos e a Constituição da República Portuguesa.
Exigimos o cumprimento dos direitos constitucionais para garantir uma vida digna para todos. Juntos, podemos construir um futuro onde a diversidade seja celebrada, a justiça alcançada e a dignidade humana respeitada para todos, independentemente da origem étnica ou nacional. Lutamos contra o racismo, a xenofobia e o colonialismo, pela paz, pelo fim da guerra, pelo cessar-fogo no Médio Oriente e por uma Palestina livre da ocupação por Israel.
Esta é uma chamada à ação para que todos levantem as suas vozes na luta anti-racista e na defesa dos direitos dos marginalizados e oprimidos.
Dia 10 de Junho! Dia de luta anti-racista!
Organizações Subscritoras:
Frente Anti-Racista
@adrrelampago
@cppc_conselhopaz
@uniaosindicatoslisboa
@vidajusta.pt
@sosracismopt
@cavaleirosdesaobras
@mppm.palestina