Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial 
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
há 1 mês
Largo José Saramago (Campo das Cebolas)
Largo Jose Saramago - Alfama, Lisbon 1100-027 Portugal
common.add_to_calendar
event.download_flyer

Evento de Lisboa para o dia 21 de março de 2024
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial 

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.
Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
Em Lisboa, os coletivos do Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia promovem, esta quinta-feira, uma homenagem às vítimas de violência racial e xenófoba em Portugal, no Largo José Saramago, conhecido como Campo das Cebolas, local onde deveria estar instalado,  neste momento, o Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas, a “Plantação”, projeto da autoria do artista angolano Kiluanji Kia Henda, recordando os milhões de pessoas escravizadas pelo império português. 

O Projeto “Plantação” foi aprovado no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa de 2017, sob proposta da Djass – Associação de Afrodescendentes, continua por executar, por questões relacionados com divergências sobre a localização do Memorial. Sublinha-se que a sua localização no Largo José Saramago, partiu do próprio Município, em 2019.

O objetivo principal do Memorial é prestar tributo à memória dos milhões de africanas e africanos escravizados por Portugal ao longo da sua História, nomeadamente entre os séculos XV e XIX. Uma homenagem às vítimas e resistentes de ontem e de hoje, que pretende promover o reconhecimento histórico do papel de Portugal na Escravatura e no tráfico de pessoas escravizadas e evocar os legados desse longo período na sociedade portuguesa atual, desde a rica herança cultural africana às formas contemporâneas de opressão e discriminação.

O aumento de casos de racismo e xenofobia em Portugal, a ascensão da extrema-direita fascista e a omissão de assunção de responsabilidades por parte das autoridades que têm obrigação de fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, na defesa da democracia e dos valores do 25 de abril, tornam imperativa a união de todas as pessoas que acreditam que é possível combater o racismo estrutural e institucional na sociedade portuguesa.
Os coletivos do  Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia de Lisboa, unidos no compromisso de combater todas as formas de racismo, xenofobia e intolerância, e de promover um mundo onde a diversidade seja celebrada e cada indivíduo seja tratado com dignidade e respeito, pretendem neste dia, enaltecer a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, com uma concentração às 18 horas, no Largo José Saramago, com a participação das pessoas que partilhem os mesmos valores.
A luta contra o racismo e a xenofobia, é o que nos move e ninguém nos irá silenciar!
Renovamos o combate contra todas as opressões numa luta interseccional!
Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia de Lisboa
19 de março de 2024