Documentário “Gaza fights for freedom”
Documentário “Gaza fights for freedom”
5 months ago
Carmo 81
Rua do Carmo 81, Viseu, Portugal

A Plataforma Já Marchavas organiza uma sessão de cinema para discutir a atual situação da Faixa de Gaza com a exibição do documentário “Gaza fights for freedom” (2019), da realizadora Abby Martin, seguida de uma conversa sobre o genocídio e apartheid imposto pelo Estado de Israel.

O filme foi filmado durante o auge dos protestos da Grande Marcha do Retorno, apresenta imagens exclusivas de manifestações onde 200 civis desarmados foram mortos por atiradores israelenses desde 30 de março de 2018.

“As Lutas de Gaza por Liberdade tem início quando a jornalista Abby Martin fazia uma reportagem na Palestina e teve a sua entrada na Faixa de Gaza impedida por Israel, sob a acusação de ser uma “propagandista”. Martin contactou uma equipa de jornalistas em Gaza para realizar o filme sobre o bloqueio. Trata sobretudo dos protestos da Grande Marcha do Retorno, ocorridos entre março e dezembro de 2018 todas as sextas-feiras, mas prolongando-se até dezembro de 2019, às margens da cerca militar israelense que confina os palestinos em Gaza. Nesses protestos pelo direito ao retorno, o Estado de Israel feriu dezenas de milhares e assassinou mais de duas centenas, incluídas dezenas de crianças.”

A sessão Palestina Livre acontece no dia 11 de novembro, no Carmo 81, às 21h. O filme conta com legendas em português.

@carmo_81
#jamarchavas #jamarchavas2023 #viseu #palestina #palestinalivre #freepalestine


1 0