Encontro das Beiras pela Justiça Climática

É com muito entusiasmo que vos convidamos a participar no 1.° Encontro das Beiras pela Justiça Climática.
Esta iniciativa parte dos encontros descentralizados, dando seguimento ao 10º Encontro Nacional pela Justiça Climática, realizado em Lisboa em fevereiro deste ano.
A justiça climática reconhece que as alterações do clima não afetam todas as pessoas de modo igual e que é fundamental ter em conta as desigualdades sociais e económicas, nomeadamente categorias como género, classe, etnia, entre outras. A justiça climática adopta uma perspectiva holística, que liga os direitos humanos e os de outras espécies e que busca responsabilidade intergeracional.
Durante o encontro, queremos debater temas como a coesão territorial, a habitação, a mobilidade, a segurança alimentar, os incêndios, a mineração, entre outras. Pretendemos que as organizações da sociedade civil da zona da serra da Estrela tenham oportunidade para reflectir em conjunto e imaginar os contornos daquilo que poderá ser uma agenda comum, com propostas de ação e uma estratégia construídas coletivamente.
O formulário de inscrição está aberto até dia 5 de Julho e encontra-se aqui.
Contamos convosco!
As organizadoras do 1.° Encontro das Beiras pela Justiça Climática,
Ação Floresta Viva, CooLabora, MiningWatch Portugal / Observatório dos Recursos Naturais, Rede Para o Decrescimento, Veredas da Estrela
www.justicaclimatica.pt