Encontro por uma transição justa, Sines
Encontro por uma transição justa, Sines
5 months ago
Bombeiros Voluntários de Sines
Av. General Humberto Delgado. 7520 - 106 Sines

Dia 18 de novembro, pessoas de Sines e de toda a região juntam-se num Encontro por uma Transição Justa em Sines e no Litoral Alentejano.

Seca, turismo de luxo, destruição das praias, abate de sobreiros, megacentrais fotovoltacias, especulação imobiliária, mal uso de dinheiros públicos, desprezo pelo emprego, pela saúde e pela vontade das populações: é essa a «Transição» injusta que o Governo e as grandes empresas estão a levar a cabo. Nem as pessoas, nem o Planeta beneficiam destas políticas, que para além de não cortarem emissões, aprofundam as desigualdades e crises sociais atuais.

Emprego digno, saúde pública, respeito pela agricultura familiar e de proximidade, energia e habitação baratas, aposta nas renováveis respeitando a terra e as comunidades e o fim do uso de combustíveis fósseis: é esta a Transição que queremos.

Os níveis de concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera, assim como as emissões globais dos mesmos estão ainda a aumentar. Isto significa que os governos e instituições com mais poder e responsabilidade decidiram ignorar os vários avisos por parte da comunidade científica e as mobilizações por parte da sociedade civil ao longo das últimas décadas. Não podemos deixar nas mãos deles nem o nosso presente, nem o nosso futuro.

A emergência climática não é um risco futuro, ela está a acontecer agora. Portugal é e será um dos países da Europa mais afetados. E o Litoral Alentejano é particularmente impactado.

No dia 18 de Novembro vamos falar sobre a (falsa) Transição em curso, e debater a Transição Justa que queremos para Sines e o Litoral Alentejano, e como lá chegar. Vamos juntar forças e pensar em soluções alinhadas com a emergência climática, que coloquem a vida das pessoas, da região e do Planeta à frente do lucro.

Convocamos a sociedade civil, o mundo laboral e sindical, e todas as pessoas a este Encontro por uma Transição Justa, para falar sobre o nosso presente e o nosso futuro.

horário a confirmar