Época da Azeitona nas Akra-Txs
🌿aqui estamos.
Em jeito de agitar as vontades e os corpos, começamos a preparar-nos para mais um ano a apanhar azeitona na AKRA, o nosso projeto auto-gerido nas profundezas do nosso desertificado Alentejo.
Vivemos rodeadas de 166 singulares oliveiras, algumas velhas o suficiente para habitarem estas terras muito antes de qualquer presidente ou ministro, muito antes de qualquer rei, duque ou senhor e muito antes do infortúnio nascimento do estado português. Queremos celebrá-las, cuidá-las e colher os seus chorudos frutos para financiar o auto-sustento do projecto.
E sendo assim, queremos convidar-vos a juntarem-se a nós.
Este outono, entre finais de Setembro, passando por Outubro e Novembro, estaremos a podar ramagem, a colher azeitona e a tecer vida em conjunto, nestas terras que nos acolhem e tanto ensinam.
Como um extenso sistema de raizes profundas e micélio, que se entrelançam intimamente entre si, num labirinto de conexão e entre-ajuda, ligadas por oliveiras e humanidade, sentimos profundamente a nossa proximidade à Palestina e suas gentes.
Queremos viver esta temporada incorporando a nossa solidariedade em cada passo que damos nesta geografia e celebrando a Oliveira como símbolo de resistência à ocupação colonialista israelita e imperialismo ocidental.
Para aliviar o peso do ritmo do trabalho e desfrutar do lazer juntxs, queremos ter pequenas actividades semanais como leitura e escrita de poesia, desenho, filmes, conversas, partilhas de saberes, alguns momentos musicais, escrever canções em conjunto, etc, explorando o tema da relação oliveira-resistência. Se tens propostas partilha connosco.
A época da azeitona requer diferentes tarefas e cuidados, em diferentes momentos, dependendo das necessidades das oliveiras e do terreno. Antes de apanhar azeitona, há-que limpar o terreno e a área à volta das árvores, de silvas e ramos-ladrões, e enquanto se apanha os frutos e nas semanas seguintes, há-que podar as árvores e processar a madeira.
Tudo neste processo é auto-organizado e vamos precisar de muito apoio em todas essas fases, e são bem-vindxs a juntarem-se em diferentes momentos da época.