Exposição “GAZA, Arte como Pulmão”
Exposição “GAZA, Arte como Pulmão”
há 2 dias
Casa do Comun
Rua da Rosa 285, Bairro Alto, Lisboa
common.add_to_calendar
event.download_flyer

A exposição “GAZA, arte como pulmão” reúne obras de um coletivo de artistas palestinianos de Gaza produzidas durante o genocídio, apesar dos bombardeamentos, do deslocamento forçado, do horror e da angústia. Privados de água, comida e eletricidade, os artistas continuaram a desenhar e a escrever com os materiais disponíveis - com canetas, borras de café, chá e sumo de romã, em cadernos escolares distribuídos pelas Nações Unidas, embalagens de medicamentos e nos papéis que conseguiam encontrar.

Mohamed Abusal, Dena Mattar, Mohammad Al Hawajri, Sohail Salem e Raed Issa nasceram e vivem em Gaza. Em 2002, fundaram o coletivo ElTiqa, e em 2010 abriram uma galeria no centro da cidade de Gaza. Composta por salas de exposição e oficinas, tornou-se num dos espaços mais importantes na área das artes visuais em Gaza. A galeria e as oficinas do coletivo foram destruídas por bombardeamentos israelitas em dezembro de 2023, assim como grande parte das obras dos artistas. Deslocados em tendas após terem perdido as casas, a galeria e estúdios, os artistas continuaram a produzir obras que testemunham o genocídio e que expressam os momentos de fuga e de liberdade que o ato de criar permite.

A exposição é composta por reproduções de obras e textos produzidos desde outubro de 2023 e enviados pelas redes sociais ou por Whatsapp, com curadoria da artista suíça Eliane Beytrison, que ajudou a criar o coletivo e trabalha com os artistas há mais de duas décadas. A organização da exposição em Portugal é da artista, investigadora e professora Graça Magalhães, em colaboração com o Coletivo Pela Libertação da Palestina.

Programação:
Inauguração Liceu Camões no dia 18 de fevereiro às 19h e Casa do Comum no dia 19 de fevereiro às 18h30
Poesia e prosa palestiniana acompanhada de música por Josué e Raquel Rodrigues no Liceu Camões dia 18 de fevereiro às 19h
Concerto “O que é o Sumud para ti?” por Josué e Joana Komorebi na Casa do Comum dia 19 de fevereiro às 18h30
Conversa com Eliane Beytrison e Shahd Wahdi no Liceu Camões no dia 24 de fevereiro às 17h30

A exposição também vai ser apresentada no Porto e em Braga, em datas a anunciar.