🔥 A C H T U N G 🔥
Filosofía(s) e tempo de crise
Qual a importância da filosofia face às múltiplas crises que atravessamos?
Juntem-se a nós para uma conversa em torno da filosofia crítica e das suas tarefas e potencialidades face aos numerosos desafios sociais e políticos que atravessamos, com Clara Ramas San Miguel e Antonio Sánchez Domínguez, filósofos e professores da Universidade Complutense de Madrid.
Clara Ramas San Miguel (1986) é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid, onde ensina Filosofia Moderna e Contemporânea. Tem dedicado a sua investigação ao pensamento de Karl Marx e à sua ligação com a tradição da filosofia clássica alemã, especialmente em relação a Kant e Hegel. É IR do projeto de inovação educativa financiado pela UCM “Seminario Hegel Complutense. Una lectura de los ‘Fundamentos de la Filosofía del Derecho’ e fundadora e coordenadora, com Antonio Sánchez Domínguez, do Seminário Hegel Complutense. Colabora com vários meios de comunicação social e foi membro do parlamento regional de Madrid (2019-2021).
Antonio Sánchez Domínguez (1988) é Professor Associado na Universidade Complutense de Madrid, onde ensina Filosofia Grega e Medieval, Estética Moderna e Contemporânea, e Teoria do Conhecimento Moderna. Atualmente, e para além do seu trabalho académico, é também deputado à Assembleia Regional de Madrid, onde é porta-voz para as áreas de Educação, Universidades e Ciência. Trabalhou em diversas instituições, tais como o Parlamento Europeu e o Congresso dos Deputados (Espanha). Os seus interesses de investigação incidem na filosofia política moderna e na sua relação com a questão da filosofia sistemática, sobretudo em Hegel e Kant.