No próximo «Gralhando: escritas, falas e movimento», iremos articular os livros «O Pacto da Branquitude», de Cida Bento, e «Memórias da Plantação», de Grada Kilomba.
«O Pacto da Branquitude»: O Campo de Estudos sobre Branquitude (capítulo 5)
“O Pacto da Branquitude” (Companhia das Letras, 2022) denuncia e questiona a universalidade da branquitude e as suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais. Cida Bento é psicóloga, activista e co-fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.
«Memórias da Plantação»: A Máscara: Colonialismo, Memória, Trauma e Descolonização (capítulo 1) e Quem Pode Falar? Falando no Centro, Descolonizando o Conhecimento (capítulo 2)
“Memórias da Plantação” (Orfeu Negro, 2019) é uma compilação de episódios quotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta, de modo acutilante, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de se ser colocada/o como Outra/o. Grada Kilomba é escritora, investigadora e artista interdisciplinar, que reflecte sobre memória, trauma, racismo, género e a descolonização do conhecimento.
Se precisares de aceder aos textos, passa por cá ou escreve-nos para agralha@riseup.net.
«Gralhando: escritas, falas e movimento» é espaço de reflexão, partilha, discussão e co-aprendizagens críticas em torno de temas que atravessam as nossas vivências, corpos, desejos, interesses, necessidades e lutas. Reunimo-nos uma vez por mês, das 20h30 às 22h30, na biblioteca social do CSA A Gralha.
Haverá sopa, folhadinhos de vegetais e bebidas quentes.
Vem e junta-te também!