Grande Ação de Luta contra as Propinas
Os estudantes vão sair à rua no próximo dia 28 de Outubro, em Lisboa, em resposta às intenções do Governo de aumento da propina e para impedir a sua concretização!
Junta-te à luta, subscreve a campanha, constrói a luta na tua escola ou faculdade!
Subscreve: https://linktr.ee/ninguemficaparatras
"O Governo quer aumentar a propina no ano em que voltamos a mínimos históricos de candidatos e inscritos no Ensino Superior. O caminho que os estudantes exigem é a gratuitidade, o reforço do financiamento público, mas o Governo aponta no sentido contrário - elitizar e privatizar ainda mais o Ensino.
A isto acresce-se a inexistência de alojamento estudantil público e a insuficiência da acção social (bolsas, psicólogos, cantinas públicas, entre outros), e a revisão que o governo quer fazer do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), em que a representação estudantil nos órgãos de gestão continua a valer menos que as figuras externas.
São opções que sabemos que não são inevitáveis e que têm de ser revertidas.
Sabemos que o que se exige é a gratuitidade, mais alojamento estudantil público (cumprindo e alargando o PNAES), o reforço verdadeiro da acção social escolar, uma gestão democrática das instituições onde estudamos.
Só avançamos com a luta e com a unidade de todos os estudantes e daremos resposta nas ruas na discussão do Orçamento do Estado. No ano passado fizemos o Governo recuar, este ano derrotamos novamente as suas intenções!"