NÃO AOS EUCALIPTOS: Veiga de Lila, 34 anos depois | LISBOA
NÃO AOS EUCALIPTOS: Veiga de Lila, 34 anos depois | LISBOA
há 2 meses
Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
Campo Pequeno n.º 50, 3.º Esquerdo 1000-081 Lisboa
common.add_to_calendar
event.download_flyer

Há 34 anos o povo de Veiga do Lila, Fonte Mercê, Água Revés e de várias outras aldeias do Concelho de Valpaços insurgiu-se contra as plantações de eucaliptos na sua terra.

Recordando essa efeméride e de forma a assinalar esta data tão simbólica, a Câmara Municipal de Valpaços e a IRIS - Associação Nacional de Ambiente, organizaram a 29 de julho de 2023 um convívio durante o qual foram recolhidos depoimentos dos principais protagonistas da ação de 1989.

Do conjunto de depoimentos foi produzido um documentário que será exibido em vários locais do país. A primeira sessão será realizada em Lisboa, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Campo Pequeno, n.º 50, 3.º E.

Após a exibição do filme de 20 minutos ocorrerá uma breve intervenção pelo Prof. Francisco Castro Rego sobre os múltiplos perigos inerentes às opções de uso dos solos com sistemas monoculturais, em particular os de base floresta.

O Prof. Francisco Castro Rego, foi docente na UTAD e no ISA-UL, diretor-geral da Direção Geral dos Recursos Florestais, diretor do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves e coordenador do Observatório Técnico Independente para os Incêndios Florestais da Assembleia da República:
https://app.parlamento.pt/prog.../videos/20200123-OTI-V2.mp4