
RODA DI KONBERSU dia 07/07 na @cavaleirosdesaobras às 17h00. Os Avanços da Extrema Direita na Europa e os Desafios (Geo)políticos para África: Que papel dos dos Movimentos Sociais africanos e da diáspora?
A extrema-direita está às portas do poder na Europa e no mundo. Dos Estados Unidos à França, passando por Portugal, as sombras do fascismo se adensam. No continente africano, particularmente em Cabo Verde e Guiné Bissau, as elites políticas, ignorando as aspirações do povo, parecem cada vez mais próximas de regimes coloniais e racistas.
A situação geopolítica atual interpela toda a África global a reorganizar-se para travar a recolonização do continente e o avanço do racismo no mundo. Nesta conversa, que surge no contexto dos 49 anos da independência de Cabo Verde e dos 50 anos do 25 de abril, refletiremos sobre as formas como as elites políticas africanas que têm interagido com a extrema-direita europeia e as ameaças que essas relações representam para a soberania popular. Debateremos sobre a importância da participação política internacional e o papel dos movimentos sociais africanos e das diásporas na construção de uma resistência global, panafricana, contra o neocolonialismo.