Os Mapas da Memória: uma cartografia pós-colonial europeia
Os Mapas da Memória: uma cartografia pós-colonial europeia
há 5 meses
common.add_to_calendar
event.download_flyer

COLÓQUIO

Os Mapas da Memória: uma cartografia pós-colonial europeia

27 de junho de 2024, 9h30-13h00

Evento em formato digital

MAPS -  Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial foi um projeto financiado pela FCT que criou  uma nova cartografia da memória colonial europeia, trazendo para primeiro plano as memórias dos que foram afetados pelo colonialismo e pela descolonização em Portugal, França e Bélgica, do ponto de vista da segunda e terceira gerações. Teve como base parte da pesquisa realizada no projeto Memoirs – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (n.º 648624), financiado pelo Conselho Europeu de Investigação e desenvolvido no Centro de Estudos Sociais. A re-significação do passado colonial trazida pela combinação do estudo de narrativas pessoais, literatura e obras artísticas, do ponto de vista do conceito de pós-memória, deu um contributo poderoso para repensar o património da memória colonial como uma parte fundamental da identidade europeia.

Este projeto está na origem da plataforma Reimaginar a Europa que apresenta em vários suportes as realizações do projeto. Os resultados obtidos, nomeadamente os instrumentos propostos têm um elevado alcance pedagógico mostrando como a pós-memória pode ser geradora de novos compromissos democráticos, pós-nacionais e geradores de um diálogo Norte-Sul.

Atividade no âmbito do projto de investigação MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT - PTDC/LLT-OUT/7036/2020) 

________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/86502747483 | ID: 865 0274 7483 | Senha: 607339

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Os Mapas da Memória: uma cartografia pós-colonial europeia (uc.pt)