Para além do espaço verde: hortas e resistência quotidiana
Para além do espaço verde: hortas e resistência quotidiana - benefit
há 1 ano
GAIA (Grupo de Ação e intervenção Ambiental)
Rua da Regueira n40, Alfama, Lisboa
common.add_to_calendar
event.download_flyer

As hortas urbanas têm permitido formas de resistência quotidiana que realizam aquilo que podemos chamar de direito à cidade.
Falamos das hortas que espontaneamente ocupam solos mais ou menos marginais da cidade, seja de modo coletivo ou individual.
Juntamo-nos no GAIA para uma conversa sobre estas experiências de ocupação camponesa da terra urbana, que produzem alimento e fortalecem espaços autónomos onde a dignidade se cultiva com a enxada e estabelecem -se redes informais em que se pratica a solidariedade, a troca, o convívio e o trabalho coletivo. Na periferia ou margens da cidade florescem hortas não reguladas, mas raramente no centro da cidade, onde o poder político tem imposto a sua política de espaços verdes, não isenta de violência, como pudemos testemunhar em 2013, com a completa destruição da Horta do Monte.

Junta-te a esta conversa sobre hortas e espaços de resistência urbana.
* Temos sementes livres - para emprestar e trocar.
** Há manifestações pela vida justa (#vidajusta), dia 25 Fev e pelo direito à habitação e à cidade, dia 1 de Abril (#direitoahabitacão). Vamos!
*** Temos veggie burguers. Os fundos deste jantar-benefit revertem para apoiar a Semana de Ações e Manifestações pelo Direito à Habitação e à Cidade (#HAD2023)

0 1