ParaDocma | Sessão 8: «Elogio ao 1/2» de Pedro Sena Nunes
21 de junho de 2024, 18h30
Casa da Esquina (Coimbra)
Nesta sessão abordamos o projeto SAAL, mais concretamente o mais famoso de todos, o Bairro 25 de Abril da Meia Praia, 30 anos depois pelos olhos das pessoas que ainda nele habitam e do realizador Pedro Sena Nunes. Esta sessão conta com a presença do realizador.
O Bairro 25 de Abril da Meia-Praia fica entre a praia e a linha de comboio que nos leva à cidade de Lagos. Começou por ser um conjunto de palhotas construídas, improvisadamente, pelos "índios" vindos de Monte Gordo que desejavam apenas sobreviver ao sonho dourado que Lagos não conseguiu cumprir. Após 25 de Abril, e através de plano arquitectónico Serviço de Apoio Ambulatório Local (S.A.A.L.), as palhotas transformaram-se em casas construídas pelos próprios habitantes. Muitas das promessas políticas feitas há trinta anos continuam por cumprir. Como será viver hoje na Meia-Praia?
Duração | 70min
Entrada livre
Nota biográfica do realizador
Pedro Sena Nunes é um realizador, produtor, fotógrafo e professor. Viajante e quatro vezes pai, trabalha actualmente como Director Artístico da Vo’Arte, onde co-programa diversos Festivais de Dança e Vídeo. Nos últimos 20 anos dedicou-se intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional, em Lisboa e no Porto. É Doutorando em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento).
ParaDocma | Sessão 8: «Elogio ao 1/2» de Pedro Sena Nunes (uc.pt)