✊🏿✊🏾CONVERSA Núcleo de Lisboa FAR “Resistir para existir: Colonialismo, Racismo e o Apartheid Israelita”
✊🏿✊🏾CONVERSA Núcleo de Lisboa FAR “Resistir para existir: Colonialismo, Racismo e o Apartheid Israelita”
5 months ago

A violência que temos testemunhado no território palestino é o resultado de mais de 75 anos de ocupação e total desrespeito pelo direito à soberania e independência da Palestina.

A solidariedade com a causa palestina é inseparável da luta antirracista. Perante um "etno-Estado" racista e segregacionista que aplica verdadeiras políticas apartheid, que recusa o reconhecimento dos direitos nacionais do povo palestino, mantendo e agravando um regime de opressão colonial, o movimento anti-racista não pode hesitar em estar ao lado da causa palestina.

Os ataques indiscriminados a escolas, habitações e hospitais, vitimando milhares de palestinos, constituem crimes de guerra e evidenciam o projeto em curso de limpeza étnica.

Completamente coniventes, os Estados Unidos e a União Europeia continuam a apoiar as consecutivas violações das resoluções da ONU por parte de Israel, a expansão dos colonatos no território palestino e a violenta opressão sobre o povo palestino.

Como Nelson Mandela disse: "Sabemos que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade do povo palestino".

O agravamento da situação humanitária em Gaza, os ataques de Israel a vários países vizinhos, torna cada vez mais urgente um imediato cessar-fogo. É preciso pôr fim ao massacre e mobilizar todos em defesa do direito e constituição de um Estado palestino de acordo com as resoluções da ONU, única solução para a Paz no médio oriente.

Para aprofundarmos em conjunto a situação na Palestina, e como forma de expressar a solidariedade para com a causa palestina, a FAR convida todos para um debate com o tema "Resistir para existir: Colonialismo, Racismo
e o Apartheid Israelita".