ROMP29
ROMP29
há 10 meses
Espaço Musas
Rua do Bonjardim, 998, Porto, Portugal
common.add_to_calendar
event.download_flyer

POESIA – JOÃO HABITUALMENTE É O POETA DA EDIÇÃO n.º 29 DO ROMP - 23 DE FEVEREIRO DE 2024

O poeta João Habitualmente será a figura do ROMP 29, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, no Musas.

João Habitualmente nasceu no Porto em 1961 e vive em Gaia.

Em 1995 surge o primeiro livro de poesia, Agradecemos/Os sons parados e o último em 2022, Estátuas na praça. Em 2019 publica Um dia tudo isto será meu, uma antologia do seu trabalho poético, e em 2023, em co-autoria com o fotógrafo Eduardo Beira, o algum/antologia Lugares primordiais com planalto e rio ao fundo.

Publica também conto (Os pulsos fistréticos em 2016 e Telhados de lume em 2023), microficção (Notícias do pensamento desconexo e Mais notícias do pensamento desconexo), e diário (Coisas do arco da ovelha).

Tem presença em várias coletâneas, com destaque para Diga 33 – os poetas das Quintas de Leitura (Cadernos do Campo Alegre), Antologia da Cave – 25 anos de poesia no Pinguim, Cadernos do Rivoli, Pecados Correntes (publicação do Correntes d’Escritas) ou Manual de leitura – Ensaio sobre a cegueira (Teatro Nacional São João).

O ROMP é uma série de conversas com os poetas, um a um (uma a uma) protagonistas de cada encontro, à volta da sua obra, processo e pensamento. É um formato caloroso, de encontro, e não de sarau, sem a presença de espetadores, mas com gente cúmplice.
O encontro pode ser acompanhado de umas bolachas, petiscos, chá (incluindo de parreira), etc.. A hora que escolhemos foi as 21h30 (podendo ocasionalmente mudar).

A sessão com João Habitualmente segue-se às já ocorridas com Alexandre Teixeira Mendes, Nunes Zarel.lecci, António Pedro Ribeiro, Aurelino Costa, Arnaldo Trindade, Francisco Duarte Mangas, César Figueiredo, Carlos César Pacheco, Sérgio Pereira,
Rui Miguel Ribeiro, Francisca Camelo, Paulo Barrosa, A. da Silva O., Rui Torres, laura alberto, Luís Ferreira, Renato Filipe Cardoso,
Rui Marques, Rodrigo Neto, Jorge Velhote, Francisco Babo,
José Pedro Leite, Manuel Maria Aboim, Olga Santos, José Carlos Costa Marques, Vítor Carvalhais e Pedro Albuquerque.

EXPLORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Vinde, senhores!
Entrai e vede:

casa com piscina e solário
pra viver o proprietário

casota de luxo à mão
pra poder deitar o cão

apartamentos pequeninos
pra meter os inquilinos

quartos com mofo e estantes
pra meter os estudantes

uns ainda mais minguantes
pra meter os emigrantes

Vinde, senhores!
Vinde ver os senhorios:

Olhos gulosos
reinam sobre os gentios
mão de ferro
punhos de renda
não a paga? Vá prá tenda!

João Habitualmente