Sammy-Gate//Cinema e conversa com o realiçador
Sammy-Gate//Cinema e conversa com o realiçador
6 months ago
Maldatesta
Rua de S. Roque da Lameira 2236, Porto

Sammy-Gate

89' | EUA | 2020
Dirigido/Escrito por Noel Lawrence (presencialmente na projeção)

Escrito por Darius James.

Em partes iguais Dr. Strangelove, Putney Swope e Network, "Sammy-Gate" leva-nos numa viagem psicadélica ao coração das trevas de poliéster dos anos 1970.

Numa turné da USO (uma corporação de caridade americana sem fins lucrativos que fornecia entretenimento ao vivo) no Vietname, Sammy Davis Jr. depara-se com um plano patrocinado pela CIA para contrabandear heroína para os Estados Unidos.

Através de uma inépcia cómica misturada com intenções nobres, Davis desencadeia uma cadeia de erros bizarros envolvendo o FBI, a Máfia e a Administração Nixon que resultam no escândalo Watergate.

"Tendo assistido à ante-estreia do cómico, mordaz e engenhoso "Sammy-Gate" de Noel Lawrence e Darius James, tenho que expressar a minha convicção de que nem mesmo a subversão de Spike Lee [em Bamboozled] pode ser comparada com a irreverência criativa de James e Lawrence, que merece (mas provavelmente não receberá) tanta atenção crítica." – Jonathan Rosenbaum (Cinemascope).

"História psicadélica" é o que Noel Lawrence chama a esta versão encharcada de LSD do escândalo Watergate. Pense: um Richard Nixon satânico a falar como a Linda Blair em O Exorcista.


Em 1972, o arrombamento da sede democrata em Washington não foi um simples esquema republicano. Essa mistura heterogénea de ficção e imagens de arquivo alteradas tem um papel principal para a celebridade Sammy Davis Jr, que é enviada ao Vietname pelo presidente Nixon para descobrir por que tantos soldados americanas se estão a viciar em heroína.

Davis descobre uma conspiração da direita criada pelo bilionário americano Howard Hughes, que importava grandes quantidades de heroína para os Estados Unidos, para viciar a juventude negra do centro da cidade, com o objetivo de suprimir o activismo político que estava a surgir no final da década de 1960."
– Festival Internacional de Cinema de Roterdão