Thollem McDonas & Alvaro Rosso na Oficinas do Convento
Thollem McDonas & Alvaro Rosso na Oficinas do Convento
in 4 days
Oficinas do Convento
Carreira de S. Francisco, Convento de S. Francisco, Montemor-o-Novo

Concerto de Thollem McDonas & Alvaro Rosso

7 de Dezembro 2022 | 21h
Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo
Contribuição para os artistas: 5€

Thollem e Alvaro conheceram-se na passada Primavera numa sessão de gravação nos estúdios Namuche em Lisboa e aí mesmo começaram a construir a ideia de trabalharem em duo. Thollem regressa a Portugal de 30 de Novembro a 17 de Dezembro. Propomos um concerto duplo: ‘Worlds In A Life’ com ‘Memories Of Ourselves’.

‘Worlds In A Life’ é o mais novo projeto a solo de Thollem, um remix solo de samples escolhidos dos álbuns do seu projeto, a trio rotativo, com Nels Cline. Este trio inclui colaborações com Michael Wimberly, William Parker, Pauline Oliveros e Terry Riley. Esta proposta está inspirada no mais recente álbum do trio com Terry e Nels no Label ESP-Disk' (setembro 2022).

‘Memories Of Ourselves’ é um duo de Thollem e Rosso explorando as ‘Comprovisations’ que Thollem pensou originalmente para o seu projeto com Stefano Scodanibbio no álbum ‘On Debussy's Piano’ editado pelo selo italiano Die Schachtel. Esta será a primeira vez que Thollem executa este esquema com outro contrabaixista que não o próprio Stefano.

Thollem é, em viagem perpétua, pianista, tecladista, compositor, improvisador, cantautor, ativista, autor e professor. Passou a maior parte de sua vida vivendo na estrada pela América do Norte e Europa. Seu trabalho está em constante mudança, evoluindo e respondendo aos tempos e suas experiências, tanto como solista quanto em colaboração com centenas de artistas em diferentes linguagens e disciplinas. Thollem é reconhecido internacionalmente como pianista acústico nos mundos do free jazz e pós-clássico, como vocalista da banda italiana de agit-punk Tsigoti e como tecladista eletrónico numa infinidade de projetos.
Alvaro é um músico com formação e experiências ricas e diversas, colaborando tanto com orquestras sinfónicas, ballets e óperas como com projetos de raízes populares, experimentais, jazz mainstream e inclusive em projetos de teatro, dança ou imagem. De origem uruguaia, vive hoje em Portugal, professor e músico, move-se sobretudo na área da música contemporânea e da livre improvisação e composição instantânea.