VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!
VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!
há 1 ano
Gato Vadio
Rua da Maternidade 124, Porto
common.add_to_calendar
event.download_flyer

VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!

Ou seja: vamos falar desta «Ibéria Esvaziada» que o Carlos Taibo publicou há alguns meses na Letra Livre, mas deparando com raras reacções e ainda menos ideias. E, sobretudo, vamos falar com o próprio Carlos Taibo e também com os outros convidados: Álvaro Domingues e Aurora Santos, que nos ajudarão a encetar o debate de forma viva e criativa.

É já na sexta-feira, 16 de Dezembro, às 21h30, no Gato Vadio, Rua da Maternidade, 124, Porto. Ponham na vossa agenda ou escrevam na palma da mão. O debate é necessário, as ideias são límpidas mas provocadoras, o espaço é, obviamente, o mais propício a tais desmandos críticos!

Como pode um autor como Carlos Taibo articular a questão do despovoamento do mundo rural, que «já não serve para nada», no dizer de alguns, com o seu longo percurso de pensador do decrescimento e do colapso? Que ferramentas são essas que ele aplica a esta Ibéria esvaziada? Como é que tudo isto nos ajuda a pensar, mais do que algum passado mítico, o nosso presente em crescente aceleração de surpresas colectivas? Este não é, certamente, o registo habitual que vemos aplicado à desertificação humana, económica ou ecológica pela boca dos organismos oficiais e dos especialistas. E não o é porque o autor pensa tudo isso nos seus anéis concêntricos: o mundo globalizado, o nomadismo das mercadorias, a crise das energias, o clima, a paisagem, a biodiversidade, o trabalho humano, os grupos sociais e de género, a (des)industrialização e o (des)cultivo da terra, os imaginários sociais, etc., etc.

O livro está disponível no Gato Vadio.

A sessão conta com o apoio da Livraria e Editora Letra Livre, da Livraria Utopia e do Espaço Musas.

PEDE-SE DIVULGAÇÃO.

0 1