VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!

VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!

VAMOS FALAR DESTE GRANDE VAZIO QUE NOS PASSA AO LADO!

Ou seja: vamos falar desta «Ibéria Esvaziada» que o Carlos Taibo publicou há alguns meses na Letra Livre, mas deparando com raras reacções e ainda menos ideias. E, sobretudo, vamos falar com o próprio Carlos Taibo e também com os outros convidados: Álvaro Domingues e Aurora Santos, que nos ajudarão a encetar o debate de forma viva e criativa.

É já na sexta-feira, 16 de Dezembro, às 21h30, no Gato Vadio, Rua da Maternidade, 124, Porto. Ponham na vossa agenda ou escrevam na palma da mão. O debate é necessário, as ideias são límpidas mas provocadoras, o espaço é, obviamente, o mais propício a tais desmandos críticos!

Como pode um autor como Carlos Taibo articular a questão do despovoamento do mundo rural, que «já não serve para nada», no dizer de alguns, com o seu longo percurso de pensador do decrescimento e do colapso? Que ferramentas são essas que ele aplica a esta Ibéria esvaziada? Como é que tudo isto nos ajuda a pensar, mais do que algum passado mítico, o nosso presente em crescente aceleração de surpresas colectivas? Este não é, certamente, o registo habitual que vemos aplicado à desertificação humana, económica ou ecológica pela boca dos organismos oficiais e dos especialistas. E não o é porque o autor pensa tudo isso nos seus anéis concêntricos: o mundo globalizado, o nomadismo das mercadorias, a crise das energias, o clima, a paisagem, a biodiversidade, o trabalho humano, os grupos sociais e de género, a (des)industrialização e o (des)cultivo da terra, os imaginários sociais, etc., etc.

O livro está disponível no Gato Vadio.

A sessão conta com o apoio da Livraria e Editora Letra Livre, da Livraria Utopia e do Espaço Musas.

PEDE-SE DIVULGAÇÃO.

2 years ago
Gato Vadio
Rua da Maternidade 124, Porto
0 1