8º Encontro Nacional pela Justiça Climática
8º Encontro Nacional pela Justiça Climática
há 1 ano
common.add_to_calendar
event.download_flyer

𝗧𝗮𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗰𝗿𝗶𝘀𝗲𝘀. 𝗘 𝗲𝘂 𝘀𝗼𝘂 𝘀𝗼́ 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮.

Aumentam os preços, no fim do mês o dinheiro escasseia. Aumenta a temperatura, há cada vez menos floresta e menos água. Aumentam os lucros dos milionários, torna-se um luxo o acesso a casas, cuidados de saúde, energia e alimentos de qualidade. Estou em pânico com as notícias. Multiplicam-se as secas, as ondas de calor, os incêndios, os furacões, as cheias,… Soam os alertas. Logo normalizados.

O que fazer quando um território está a arder? O que fazer quando um terço do Paquistão fica submerso e sabemos que só vai piorar? Dizem-nos que não há outro caminho. Que não temos poder. Dizem-nos que estamos isoladas. Mas nós não estamos sozinhas. Tu não estás sozinha.

O sistema capitalista e extrativista em que vivemos está a afundar-nos numa crise civilizacional que deriva da sua incapacidade de aceitar limites e suplantar a sua natureza predadora. Nestas condições, a complexidade e gravidade ligada à criação de crises constantes, que agravam as injustiças, as desigualdades e a exploração, são inevitáveis. Perante esta rotina sempre muito justificada, mas pouco justificável, somos empurradas para uma espécie de “normalização de uma realidade adaptada a estas crises”. As lutas começam a parecer cada vez mais particularizadas e afastadas umas das outras.

Mas porquê, se tudo isto é inerente ao sistema que coloca constantemente o lucro e não as pessoas e a Vida no centro?

De 10 a 11 de fevereiro, junta-te a centenas de pessoas e dezenas de organizações do movimento pela Justiça climática no 8o Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC). Pela primeira vez, o ENJC sai de Lisboa e vai para o centro de Portugal, de forma a sermos muitas mais, unindo sul e norte do país em Coimbra. Este é um espaço de partilha de conhecimento e experiências, onde tu podes conhecer as lutas que enfrentamos, as pessoas que as travam e as soluções e caminhos por percorrer. Este é o espaço e momento para conheceres e escolheres como te podes envolver nos próximos passos do movimento pela justiça climática em Portugal.

Se és de Coimbra e queres ajudar a criar este evento incrível é só nos deixares um comentário e entramos em contacto contigo!

Este evento dependerá de muita esforço coletivo e esforço em angariar fundos para que o mesmo tenha uma participação acessível a todas. Para tal, se gostarias de contribuir e ajudar-nos, criámos Esta Página onde podes doar para o nosso evento

𝗡𝗼𝘁𝗮:

No dia 10/2, sexta-feira, haverá um espetáculo surpresa a partir das 21h no Atelier a Fábrica. No dia 11 será no local indicado no evento, o Departamento de Física da Universidade de Coimbra