Ciclo Crescer até Rebentar? | Caminhar para um futuro decrescentista
Ciclo Crescer até Rebentar? | Caminhar para um futuro decrescentista
há 1 ano
Biblioteca de Alcântara
Rua José Dias Coelho 29, 1300-327 Lisboa, Portugal
common.add_to_calendar
event.download_flyer

O ciclo de eventos Crescer até Rebentar? está a chegar ao fim.

Caminhar para um futuro decrescentista é o mote da última sessão a acontecer na Biblioteca de Alcântara, no dia 3 de dezembro.

Na parte da manhã, a sessão será dedicada aos mais novos, com a oficina “O Estado do Mundo”, dinamizada por Inês Barahona (Formiga Atómica). O desafio é uma viagem à volta do mundo, enquanto observadores de outras realidades vividas por crianças em vários países do planeta. O evento é para crianças a partir dos 8 anos. Das 10h30 às 12h30.

Da parte da tarde, a proposta é revisitar e cruzar os temas das sessões anteriores com a ajuda dos seus intervenientes que assim terão a oportunidade de trocar ideias e propostas, tanto entre elas, como com o público. Das 14h30 às 18h30.

Para estimular as conversas, serão lançadas perguntas relacionadas com a relevância atual de limites, tema central do relatório “Limites ao Crescimento” publicado há 50 anos, e como esse conceito nos pode ajudar a pensar e a co-criar o presente e o futuro, próspero e justo para todos, humanos e não humanos, contemporâneos e vindouros. Podem os valores da autonomia, da suficiência e do cuidado orientar-nos nesta tarefa? Que propostas e projetos já existentes – ou que venham a existir - podem ajudar na caminhada para um futuro decrescentista? As conversas serão intercaladas com diversos momentos performativos – inspiradores, estimulantes ou relaxantes – espaços para despertar os sentidos e as emoções. Paralelamente, será ainda possível visitar a exposição “Chronos Cube” do ativista Henrique Frazão, assim como assistir ao Vídeo-Limites-ao-Crescimento, um filme que reúne vários testemunhos sobre o conceito “Limites”. Para o final do dia está reservada a atividade “Cooperar em vez de competir”, dinamizada pela Horta do Mundo. O ciclo encerrará com um convívio e lanche partilhado entre todos os participantes. Junte-se a nós!

A entrada é livre, mediante a lotação da sala

https://www.facebook.com/events/666820191834540/