Cinema na Mula | Foragers de Jumana Manna
Cinema na Mula | Foragers de Jumana Manna
3 months ago
Cooperativa Mula
Largo Santo André, 3, 2830-238 Barreiro, Portugal

Em Março o Cinema na Mula apresenta filmes que nos falam de resistências e de modos de viver em relação com a terra e a natureza.
Nesta terceira sessão temos o prazer de apresentar o filme Foragers de Jumana Manna

Foragers
de Jumana Manna
Doc 64’ 2022 Fr [legendas em Inglês]

O amor de uma comunidade palestiniana pela recolha de plantas selvagens torna-se um gesto de resistência.

Na sua investigação cinematográfica sobre a prática palestiniana de procurar za'atar (uma erva semelhante ao tomilho) e 'akkoub (uma planta selvagem semelhante à alcachofra), a artista Jumana Manna revela os perigos envolvidos na preservação das tradições árabes sob a lei israelita. A sua mistura inventiva de ficção, documentário e imagens de arquivo em Foragers funde-se num retrato caloroso de uma comunidade cujas atividades diárias resistem à repressão contínua.

Foragers começa com imagens de arquivo de um programa de TV israelita dos anos 70 onde a popularidade do za'atar entre os árabes é discutida. As imagens mostram um empresário israelita vangloriando-se da sua decisão de começar a plantar e vender za'atar; por sua vez, transformando a erva de um bem público comum, tipicamente colhido pelos palestinianos, numa mercadoria agrícola que dá lucro aos israelitas. Não é por acaso que as filmagens são da mesma década em que houve uma proibição pública da recolha de za'atar em Israel. O filme de Manna é claro sobre como os negócios e a política estão envolvidos no apagamento contínuo da cultura palestina de tal forma que o "acto muito simples de sair e colher ervas selvagens", se torna sobre "uma política muito mais ampla de controle da terra e soberania".

<>

Estamos sempre com a Palestina nos nossos pensamentos, e não deixamos de pensar que tal como neste filme, a resistência é muito importante para a sobrevivência de um povo.

Por uma Palestina Livre, do rio ao mar.
Cessar fogo Já!

<>

Entrada Livre

0 1