CINEMA NA MULAMAIO | OPERÁRIO EM DESCONSTRUÇÃO
CINEMA NA MULAMAIO | OPERÁRIO EM DESCONSTRUÇÃO
1 month ago
Cooperativa Mula
Largo Santo André, 3, 2830-238 Barreiro, Portugal

CINEMA NA MULA
MAIO | OPERÁRIO EM DESCONSTRUÇÃO

O cinema em Maio reflete sobre as injustiças enfrentadas pelos trabalhadores, a organização coletiva e a necessidade de equilibrar a busca por melhores condições laborais, com o direito ao descanso e à realização pessoal. Fazendo apologia contra um modo de vida centrado no trabalho e na produtividade, defende o direito à preguiça e à valorização do tempo livre e a busca por uma vida mais equilibrada e gratificante para o bem estar individual e coletivo.

7 Maio > 21h
MEMÓRIA, CONDIÇÕES DE VIDA, AUTOGESTÃO E COOPERATIVAS
(137’)

>
MANIFESTAÇÃO DO 1º DE MAIO (BARREIRO)
(1974, Arquivo RTP, 2’06, sem som)
Barreiro, Manifestação comemorativa do 1º de Maio e Dia do Trabalhador, sendo a primeira vez que se comemora livremente em Portugal.

>
PRODUZIR, DEPOIS MORRER- CRÓNICAS DO CAPITAL
Cinequanon
(1975, Temas e Problemas, RTP, 29')
Documentário sobre as condições de trabalho precárias e de risco dos operários e ex-operários da empresa Secil, em Setúbal, a desvalorização do trabalho dos agricultores, por parte dos patrões, em Alberges de Alcácer do Sal, a reconversão da empresa, da fábrica e dos trabalhadores da empresa Movauto para um processo de autogestão, e as condições de vida dos idosos residentes do Asilo Paula Borba, em Setúbal.

>
MEMÓRIAS DAS MINAS DE SÃO PEDRO DA COVA
Cinequanon
(1976, Temas e Problemas, RTP, 20')
Documentário sobre as Minas de São Pedro da Cova, complexo mineiro que pertenceu à Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, em atividade entre 1795 e 1972, contando com os testemunhos de ex-mineiros e de uma trabalhadora sobre a falta de condições de trabalho dos homens e mulheres que trabalharam nestas minas.

>
A HERDADE DO PINHEIRO
Cinequanon
(1976, Temas e Problemas, RTP, 26')
Documentário sobre a gestão e a atividade da Herdade do Pinheiro, situada em Ferreira do Alentejo, que na sequência a Revolução de 25 de abril de 1974 entrou num processo de transferência de latifúndio, gerido por um patrão, para unidade coletiva gerida pela Comissão de Trabalhadores, e as críticas e acusações que a imprensa tem dirigido aos seus trabalhadores.

>
COOPERATIVAS; QUE FUTURO? Parte I
Cinequanon
(1975, Temas e Problemas, RTP, 33')

Primeiro de dois programas dedicados à situação das cooperativas em Portugal, destacando a importância das cooperativas de Peniche no desenvolvimento da atividade piscatória, no combate ao desemprego, e das más condições de trabalho dos pescadores da região.

COOPERATIVAS; QUE FUTURO? Parte II
Cinequanon
(1975, Temas e Problemas, RTP, 27')

Segundo de dois programas dedicados à situação das cooperativas em Portugal, focando as condições laborais dos trabalhadores das cooperativas criadas na fábrica têxtil "Rebelo & Rebelo, Lda.", na papelaria "Dominguez & Lavadinho, Lda.", e numa oficina de reparação automóvel, com testemunhos sobre a situação profissional vivida antes e após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Entrada Livre reservada a pessoas associadas

0 2