No próximo dia 1 de dezembro, convidamos todos a juntarem-se à primeira edição de um evento mensal que visa destacar a força e a importância das colectividades comunitárias na nossa cidade. Estes espaços são verdadeiros centros de cultura, solidariedade e resistência, que nos permitem criar e demonstrar a nossa força colectiva.
Este mês, vamos estar na Zona Franca nos Anjos, mais um dos muitos espaços ameaçados pela especulação imobiliária. Após o dia 31 de dezembro de 2024, a Zona Franca poderá perder o seu espaço, pois a nova senhoria decidiu não renovar o contrato. Este é um golpe não só para a associação, mas para toda a comunidade que ali encontra um ponto de encontro, cultura e apoio.
A Zona Franca nos Anjos é um lugar que abre portas a artistas emergentes, que dinamiza uma oferta cultural gratuita e diversificada e, acima de tudo, é casa para quem chega. A sua cantina social acolhe, apoia e serve a comunidade de uma forma única, oferecendo muito mais do que refeições – oferece um espaço de pertença.
O evento de 1 de dezembro será uma oportunidade para refletirmos sobre a importância destes espaços auto-geridos, geridos em modo voluntário, que são fundamentais na construção de uma cidade viva e inclusiva. Durante o almoço comunitário, vamos partilhar experiências e discutir os desafios que estas colectividades enfrentam devido à gentrificação e ao crescente risco de desaparecimento.
A Zona Franca será o palco de várias atividades que refletem o que cada espaço comunitário oferece e os impactos do seu possível desaparecimento. Para além da conversa, vamos ter workshops, oficinas, concerto e dj set – momentos para partilhar, aprender, dançar e, claro, resistir!
Juntos, fazemos a diferença! Não podemos permitir que a gentrificação apague o que é nosso! Vamos mostrar a força que a nossa comunidade tem e garantir que os espaços comunitários continuem a ser a alma da cidade.
Não faltes! Vem fazer parte da mudança.