Concentração Direito ao Litoral
Ação, mobilização, concentração. 27 de Julho. Bar da praia de Melides, 10h30.
Pelo direito ao litoral, à costa, ao território. Encontro marcado para o final da UltraMaratona Atlântica (UMA), entre Troia e Melides, ao longo de 45km de uma área que, até há pouco, era uma das mais bem preservadas da Europa.
Nos últimos anos chegaram os investimentos predadores, a biodiversidade, o cordão dunar e a água postas em causa, e o acesso ao litoral dificultado. A disparidade no acesso turístico e a escalada dos preços da habitação afetaram a demografia, o comércio, descaracterizando comunidades.
Grande parte da costa Atlântica é agora detida por consórcios internacionais dos quais não se conhecem o rosto, agindo à porta fechada, com a conivência de sucessivos executivos camarários e de vários partidos a nível nacional.
A 3 de Julho, foram reprovadas, na Assembleia da República, todas as propostas de uma petição (com mais de 10 mil assinaturas) pela preservação do património natural da Península de Troia. Mas não vale baixar os braços. De contrário serão destruídos habitats de largas dezenas de espécies ou será desrespeitado o equilíbrio natural das águas.
A 27 de Julho, vamos aproveitar a realização da UMA para nos manifestarmos, a partir das 10h30, na Praia de Melides. Vamos criar cartazes, conversar no bar da praia, imaginar como continuar a vivenciar este território e o que fazer para o proteger. E conviver, entre mergulhos, nesta costa que queremos de todos. Por um futuro sustentável, num Planeta vivo.
Reabrir A Galé Dunas Livres #direitoaolitoral Ultra Maratona Atlântica Tróia - Melides MAria Prata Carlos Gomes Joaquim Paulo Nogueira #troia #grandola #melides