Irmã Marginal – Sister Outside
Irmã Marginal – Sister Outside
há 10 meses
Casa Comum - Cultura U. Porto
Reitoria da U.Porto - Pr. Gomes Teixeira
common.add_to_calendar
event.download_flyer

O Movimento SOS RACISMO convida todes a participar na apresentação, na cidade do Porto, da obra "Irmã Marginal – Sister Outsider" de Audre Lorde, uma peça seminal lançada em 1984 que, com mais de 60 edições em diversos países e línguas, chegou finalmente a Portugal.
Traduzida pela escritora, artista, performer e ativista Gisela Casimiro, que também assina o prefácio, esta obra é um testemunho poderoso e relevante da experiência de viver à margem de uma "norma mítica" branca, magra, masculina, jovem e heterossexual. A publicação marca o início da colaboração entre a Orfeu Negro e a obra de Audre Lorde, uma poeta norte-americana negra, lésbica, mãe, feminista e ativista.
"Irmã Marginal" é uma exploração profunda e provocante da ressignificação da noção de diferença, não como algo a tolerar, mas como uma força humana dinâmica, criativa e enriquecedora. Ao articular as categorias de raça, classe, idade, género e sexualidade, Audre Lorde desafia-nos a quebrar silêncios, transformando-os em linguagem e ação.
A obra de Lorde deixa uma marca indelével no pensamento feminista, sendo um legado mais relevante do que nunca nos dias de hoje. Utilizando a potência da raiva, o poder do erotismo e a poesia como território de resistência, "Irmã Marginal – Sister Outsider" convida-nos a repensar as normas impostas e a abraçar a diferença como uma força transformadora.
Gisela Casimiro: Tradutora, escritora, artista, performer e ativista.
Geanine Vargas Escobar: Lésbica negra, conservadora-restauradora, produtora cultural e pesquisadora em museologia, estudos culturais e práticas coletivas.
Gessica Correia Borges: Comunicadora social, poetisa e pesquisadora em Estudos Culturais, com pesquisa voltada para mulheres negras, ativismos e histórias de vida.
Uma iniciativa do SOS Racismo, com o apoio da Casa Comum | Reitoria UP, da Livraria Aberta e da Orfeu Negro