"Palestina - Dar Voz" - Conversa
8 de junho | 17H/ (abertura de portas às 16h30)
Casa do Sal - Oficina de Angra
Entrada gratuita
Desde fevereiro deste ano, o grupo informal ´Palestina Livre-Ilha Terceira´ organizou 7 concentrações/ manifestações na Praça Velha, Angra do Heroísmo.
Promove agora a conversa "Palestina - Dar Voz", a acontecer no dia 8 JUN pelas 17h na Casa do Sal -Oficina de Angra.
A conversa realizar-se-á por video conferência e contará com a presença de Shahd Wadi (investigadora Palestiniana), do jornalista João Biscaia e de membros dos grupos Comité de Solidariedade com a Palestina/ BDS Portugal, Judeus pela Paz e Justiça e do Coletivo Pela Libertação da Palestina. A moderação será feita por Carlos Bessa.
A conversa poderá ser seguida em directo na página do grupo (17h dos Açores, + 1 hora no continente): https://www.facebook.com/profile.php?id=61559489905052
Shahd Wadi - Palestiniana residente em Portugal há vários anos, é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade Coimbra, Doutorada em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra, e a sua dissertação de mestrado foi a base para o seu livro “Corpos na trouxa: histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio”, de 2017. É também autora, consultora de arte, tradutora e membro de vários grupos pró Palestina.
O Comité de Solidariedade com a Palestina/ BDS Portugal - São parte do movimento global de Boicote, Desinvestimento e Sanções, constituído por uma plataforma informal de activistas, grupos sociais e organizações, que coordenam os seus esforços para pressionar Israel a cumprir o Direito Internacional e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Judeus pela Paz e Justiça - É um Coletivo de judeus portugueses ou residentes em Portugal, que defende a libertação da Palestina e a paz no Médio Oriente.
João Biscaia - É jornalista, editor e guionista formado em História Contemporânea. Trabalhou no jornal Setenta e Quatro, onde escreveu e conduziu entrevistas sobre o genocídio do povo palestiniano e a radicalização do regime israelita.
O Coletivo pela Libertação da Palestina - Defende a solidariedade incondicional com a auto-determinação palestiniana e a resistência contra uma ocupação colonial que se iniciou antes de 1948 e se mantém até aos dias de hoje. Como coletivo, não julgam os métodos de resistência do povo palestiniano, nem dizem como devem resistir.
Carlos Bessa (moderador) - É poeta, professor e presidente do Instituto Açoriano de Cultura, desde 2017.
É urgente acabar com o genocídio do povo Palestiniano, impor um cessar-fogo permanente e abrir caminho à criação de um estado Palestiniano livre e independente, condição indispensável a uma paz permanente no Médio Oriente.
Link para evento https://www.facebook.com/events/413193151540730/
Organização: grupo informal ´Palestina Livre - Ilha Terceira`
Agradecimentos: Casa do Sal - Oficina de Angra, Shahd Wadi, Carlos Bessa, João Biscaia, Judeus pela Paz e Justiça, Coletivo Pela Libertação da Palestina, Comité de Solidariedade com a Palestina/ BDS Portugal, Rawan Anani.