Pensar a Desinformação em Voz Alta
A desinformação é hoje uma das maiores ameaças da democracia. A proliferação de narrativas falsas tem contribuído para aprofundar divisões, descredibilizar instituições e corroer o debate público. Longe de ser abstrato, a desinformação é um fenómeno com impactos concretos nas nossas vidas, nas nossas liberdades e nos nossos direitos. E já há exemplos na Europa desta realidade.
É este o ponto de partida da segunda edição das Residências Insubmissas Gerador, o nosso espaço regular de programação na Casa Capitão. Dia 9 de janeiro de 2026, a partir das 20:30, juntamo-nos para pensar a desinformação em voz alta.
20:30 Apresentação inicial “Desinformação: o que fazer em 2026”, com a jornalista Bárbara Reis
21:15 Apresentação da reportagem “Democracia à Prova: A desinformação e a polarização que está a dividir a Eslováquia”, com a jornalista Sofia Craveiro
21:30 Apresentação “Fact-checking político e opinião pública”, com Veronika Frankovská, responsável pelo projeto de verificação de factos @demagog.sk (Eslováquia)
21:50 Conversa “Como defender a democracia na era da desinformação”, com Bárbara Reis, Sofia Branco e Veronika Frankovská
23:00 DJ set com Zorotraste
Em permanência | Ao longo de toda a residência, a ilustradora @__beatrizmachado__ fará uma reportagem visual com a sua visão do que está a acontecer. O resultado desse olhar atento poderá ser visto mais tarde numa zine digital que junta todas as reflexões desta noite.
🎨 Cartaz de @mantraste