Reabrir a Galé Dunas Livre 2026Pra

Reabrir a Galé Dunas Livre 2026Pra

Mergulhar dia 1 de janeiro é uma maneira de começar o ano a circular bem! Vamos fazê-lo pela costa que nos querem tirar.

E mesmo que o tempo ou a vontade não estejam para imersões, vamos piquenicar e caminhar nela. Apesar da paisagem idílica, os sulcos que a trilham são bastante sinistros: o JnCQUOI é um dos empreendimentos da costa entre Comporta e Melides a anunciar acesso (de buggy) a uma extensão de “praia privada”.

Um outro, o Comporta Beach and Golf Resort, alardeia o privilégio dos “discerning few” - uma admissão com panache de que ser chique é ser discriminatório. E desdenhoso. Os “investimentos” dos ultra-ricos do género “eco-para-inglês-ver-e-a-costa-virgem-já-era” têm-se sucedido num despique vertiginoso. Foi assim que o JnCQUOI (Amorim Luxury) e o Dunas Terras da Comporta (Vanguard Properties) se uniram para colocar um processo ao CASAS DA ENCOSTA e conseguir uma “servidão legal de passagem” para um acesso mais rápido à Praia do Pego. Ou seja, usaram a lei para ter - e bem - acesso público à praia, e entretanto anunciam beira-mar privada para os seus utentes.

Mais a sul, fica ainda o COSTA TERRA (Discovery Land), o selecto condomínio-cidade sobre as dunas, que também conseguiu adquirir o Parque de Campismo da Galé para, até ver, não fazer nada com ele, mas reforçar a discriminação de quem pode usufruir da zona protegida da Galé-Fontainhas.

Juntamo-nos às 13h na Praia do Pego e aventuramo-nos, assim o permitindo as condições, ao mergulho. Depois há um convívio-piquenique (traz os restos da passagem de ano!) e, com amizade, resolução e vagar, seguimos numa Caminhada Lenta facilitada por Rita Bataglia @rbataglia , “Ecoar Cordão Dunar.”

Mais informações: reabrir.a.gale@gmail.com

in 9 days
Praia do Pego, Galé
Praia do Pego, Grândola
0 1