
No domingo, 09/02/25, o Espaço Mbongi está repleto de atividades!!!
Logo após a #CantinaSolidaria vamos ter o importante debate “A CRIMINALIZAÇÃO DA IMIGRAÇÃO: CAUSAS, DESAFIOS E FORMAS DE COMBATE.”
Neste momento que vivemos de extrema fascização, aceitação e normalização progressivas da extrema direita na Europa, a imigração de pessoas não brancas e originárias da parte sul do globo para a Europa é o tema preferido dos racistas, a fim de justificarem o seu ódio e as desigualdades impostas pelo sistema capitalista neoliberal.
A situação não seria tão grave se a instrumentalização desses imigrantes fosse coisa de apenas alguns indivíduos ou certos setores da sociedade civil.
Hoje, são os próprios Estados e suas instituições que veiculam o racismo visando imigrantes não europeus. Tudo se tornou permitido: os discursos neonazis, fascistas, imperialistas e colonialistas são abertamente expressos nos parlamentos e nos meios de comunicação social. Ao velho e ultra gasto argumento de que os imigrantes vêm roubar oportunidades de emprego aos brancos, junta-se a associação de estrangeiros à criminalidade.
Tendo em conta que os imigrantes e os seus descendentes são “minorias visíveis” nos diferentes contextos nacionais, é bastante fácil culpá-los pela criminalidade, pondo assim debaixo do tapete as questões sociais e econômicas que realmente interessam.
O uso desproporcional da força pela polícia, com o propósito de humilhar e desumanizar toda uma comunidade ou categoria de pessoas racializadas, sob o pretexto de atos criminais cometidos por uma pequena minoria de indivíduos, é algo com o qual os moradores dos bairros periféricos de Portugal sempre foram habituados.
A atuação da PSP na Rua do Benformoso no dia 19 de dezembro de 2024, traduz a mesma lógica. E esta cena se repete em várias outras partes da cidade onde há população racializada.
O @mbongi.67 convida-vos para uma reflexão e um diálogo sobre esta questão no dia 9/02 às 16 H, com a intervenção de @naelrafaela Nael D’Almeida, @josesemedofernandes José Semedo Fernandes, @p.barbosa16 Babaorixà Pedro Barbosa, Mauro Marques,Carlos Kangoma @lucy_odc_gang e mediação de @ioevora Iolanda Évora.