Vamos acolher a projecção do documentário “Monumento Catástrofe” (Coletivo Left Hand Rotation, 2022, 69’, produzido pela Cósmica) e a apresentação/conversa aberta sobre o livro-guia “A volta ao mundo em 80 catástrofes - Especial Portugal”.
"Monumento Catástrofe" é uma road movie em Portugal, uma viagem pelos espaços da catástrofe, num movimento contra a dupla paralisia do desespero e da indiferença. Transitar entre as histórias contidas nos monumentos em memória das mortes coletivas expande o olhar sobre o acontecimento para além da sua capacidade disruptiva, revelando a catástrofe como a manifestação de um processo em curso, o Capitaloceno.
"A volta ao mundo em 80 catástrofes - Especial Portugal" é uma ação/edição poética/política editada como guia turístico e que mapeia 80 monumentos (+24 em Portugal num capítulo especial) e memoriais que assinalam no espaço público os detonadores de catástrofes: o fenómeno natural, o capitaloceno, a necropolítica e o acidente. Muitas vezes visto como elemento ornamental, o monumento público à catástrofe está, no entanto, carregado de ideologia e valores funcionais, servindo mais para legitimação do poder estabelecido do que para a reparação das comunidades afetadas pelas catástrofes. Esta função é evidente não só no caráter seletivo da homenagem à memória, mas também na prática do esquecimento, que classifica a tragédia de acordo com a qualidade das vítimas ou evita deliberadamente a revisão histórica das atrocidades do Ocidente. Sintomática desta utilidade é a constante modificação simbólica de muitas destas esculturas, cujas alterações acompanham a evolução ideológica dos territórios em que foram erigidas.
No final da sessão será oferecido o livro-guia "A volta ao mundo em 80 catástrofes - Especial Portugal".
Left Hand Rotation é um colectivo artístico no activo desde 2005 que desenvolve projetos que articulam intervenção, apropriacionismo, registo e edição de vídeo. Em cada uma das suas ações existe uma forte consciência da importância do registo audiovisual, tanto pelo valor das imagens em bruto como pelo potencial de cada clip de vídeo poder converter-se em unidades de linguagem cuja combinação e manipulação possibilita a transmissão de mensagens complexas a partir de detalhes do quotidiano. A câmara só pode registar o contexto específico em que está situada. E é através da recolha no local que o coletivo reflete sobre um sistema global complexo.
Mais info: www.lefthandrotation.com www.80catastrofes.pt
Vem e junta-te também!