
Temos o prazer de convidar todes para mais uma sessão de cinema, que terá lugar no Espaço Exodus (Rua 31 de Janeiro, 19 – Aveiro), no dia 22 de fevereiro, às 17h30. O filme iniciará às 17:45.
Desta vez, vamos falar sobre a República Democrática do Congo, um país extremamente rico em recursos naturais, como cobalto, coltan, ouro e diamantes, mas que, paradoxalmente, continua a ser palco de um dos conflitos mais sangrentos do mundo. A exploração destas riquezas colocou o Congo na mira de países imperialistas e corporações internacionais, alimentando a guerra, a instabilidade e uma crise humanitária que já vitimou mais de 10 milhões de pessoas.
Atualmente, um dos principais protagonistas deste conflito é o M23, um grupo armado acusado de cometer massacres e forçar o deslocamento de milhares de pessoas no leste do país. O M23, que tem sido apontado como apoiado pelo Ruanda, intensificou os combates nos últimos dias, tornando a situação em Goma ainda mais dramática.
Através do documentário When Elephants Fight, de Mike Ramsdell, vamos aprofundar a realidade do país e refletir sobre o papel do imperialismo e dos vários intervenientes neste conflito devastador.
A seguir ao filme, teremos uma conversa com Yussef, militante do Movimento Africano, que comentará o documentário e a situação política da República Democrática do Congo.
Contamos com a vossa presença!
Não são necessárias reservas
------
Dados rápidos
sobre a República Democrátia do Congo
+ de 7 milhões de pessoas deslocadas, 400 mil só em Janeiro de 2025
+ de 1 milhão de refugiados em países vizinhos
+ de 23 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar (20% da população)
Principais empresas responsáveis pelas importações de minerais
• THAISARCO (empresa tailandesa, pertencente ao Grupo britânico Amalgamated Metal Corporation (AMC))
• AFRIMEX (empresa Britânica)
• TRADEMET (empresa Belga)
• TRAXYS (empresa Belga)
• MPA (empresa subsidiária sediada em Ruanda da empresa sul-africana Kivu Resources)
• Além de demais empresas de Bélgica, Reino Unido, China, Índia, Áustria, Países Baixos, Rússia, Canada, Hong Kong, África do Sul e Estados Emirados Árabes